Dados da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, mostram que no verão, por exemplo, a conta chega a ficar até 8,6% mais cara.
Ar-condicionado, chuveiro elétrico, geladeira, freezer e ventilador são alguns dos grandes gastadores de energia. Então, se você vai comprar agora algum desses eletrodomésticos, preste atenção no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Ele classifica os aparelhos pela eficiência energética por meio de uma etiqueta colada no produto.
Aqueles com a letra A são mais eficientes. Ou seja, menor impacto ambiental, menos energia gasta e mais economia para o seu bolso. Daí, pra baixo… B, C, D… a eficiência diminui.
Se a compra é de ventilador e ar-condicionado, é bom saber que quanto menor o ambiente, menos potente ele precisa ser. Como explica a pesquisadora do programa de energia do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Priscila Arruda.
No caso dos ventiladores, a especialista alerta para o uso no dia a dia.
Com o ar-condicionado, é preciso limpar com regularidade o filtro do aparelho. E na hora de ligar, não adianta colocar no mínimo.
Se as portas e janelas do ambiente ficarem sendo abertas, o aparelho também não vai conseguir manter a temperatura baixa.
No caso dos chuveiros, a dica é colocar a chave de resistência no modo verão. Mas, a economia não é tanta. Se for do seu perfil tomar banho com o chuveiro desligado, a economia é maior.
E no caso de geladeiras e freezers, verificar se a borracha da porta está vedando bem o aparelho. Se não estiver, precisa ser trocada.
Importante também ler os manuais de instrução. Verificar, por exemplo, as distâncias mínimas dos aparelhos em relação às paredes. Tudo isso pode ajudar a consumir menos energia.
Fonte: Agência Brasil e O Condomínio
https://www.ocondominio.com.br/noticias/4218/tempo-quente-impacta-nos-gastos-com-energia-eletrica