Notícias

PROHOME ALERTA: Cuidado com golpes de boletos fraudados!

Sempre verifique se um boleto é verdadeiro para não cair em armadilhas na hora de realizar o pagamento.

Crimes praticados em ambiente virtual estão mais comuns, entre eles o golpe do boleto falso. Através de programas espiões como vírus, os criminosos interceptam o boleto original por e-mail e alteram o código de barras ou instalam no computador da vítima um vírus que altera automaticamente os dados de boletos gerados em PDF.

Contudo, é possível identificar alguns sinais que indicam a possibilidade do boleto ser falso antes de realizar o pagamento

Portanto, orientamos que:

• Sempre verifique se o beneficiário corresponde a quem lhe vendeu o produto ou prestou o serviço. Se for uma empresa, também recomendamos checar se o CNPJ é real no portal da Receita Federal e nas listas constantemente divulgadas pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Observe se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Caso sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro.

• Ainda no código de barras, confira se os primeiros dígitos coincidem com o código do banco emissor. É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da FEBRABAN.

Fique atento aos seus dados pessoais e erros de português, pois podem ser indicativos de comunicações adulteradas.

Dê preferência para fazer a leitura do código de barras com câmera do celular ao invés de digitar manualmente a sua numeração, pois a impossibilidade de leitura do seu código de barras é uma característica comum do boleto falso.

• Por último, reveja todos esses pontos na hora de finalizar o pagamento no aplicativo do seu banco através do celular ou do computador. 

Além de tudo, não se esqueça: mantenha o antivírus sempre atualizado em seu computador.

Estamos sempre reforçando a proteção interna de nossos dados e de nossos clientes, para evitar qualquer transtorno e garantir a segurança e integridade de todos.

Instruções indicadas por serasa.com.br.

Conta de luz diminui
Imposto de Renda: como declarar aluguel?