Notícias

Em crise hídrica, condomínio utiliza água da chuva para molhar jardim e limpar áreas comuns

Investimento de R$ 20 mil deve gerar economia de 20% nas contas futuras do condomínio.

Na pior crise hídrica dos últimos 90 anos, os moradores de Sorocaba (SP) estão fazendo de tudo para economizar água. Em um condomínio localizado na cidade, a água usada para molhar o jardim e limpar as áreas comuns é de reuso.

Trata-se de água da chuva captada no telhado, que, através de canos, segue até uma estação de tratamento instalada no local há quatro meses. O investimento de R$ 20 mil deve gerar uma economia de 20% nas contas futuras.

“Nós acreditamos que, com a performance, o sistema vai desenvolver. A gente tem a meta de buscar 20% de economia”, explica o síndico César Barbosa.

São dois tanques com capacidade de 10 mil litros cada. A água bruta da chuva fica em um deles. Ela passa por um filtro, onde é tratada, e segue para outro tanque, de onde é liberada para o reuso. Apesar de tratada, a água não é potável e não deve ser ingerida.

“Ela só pode ser utilizada como reuso, lavagem de pisos, rega de plantas, lavar carro, lavar roupa. É possível, mas nunca para cozinhar ou beber”, explica o engenheiro ambiental Dário Sampaio.

Continua: https://www.sindiconet.com.br/informese/sp-agua-pluvial-noticias-administracao

Economia e Sustentabilidade em condomínios
Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?