Notícias

Crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte: como os condomínios podem ajudar

Com tantos carros nas ruas, muitas pessoas têm preferido as bicicletas. Por isso essa preocupação crescente com o estacionamento das bicicletas nos condomínios, já que o modal também oferece baixo custo, bem-estar, prática de exercício físico, preocupação ambiental e agilidade. Com o aumento de ciclistas, cada vez mais os condomínios reservam espaços para estacionar as bikes. Chamados de bicicletários, a implementação desse espaço é simples e de baixo custo. Em apenas 6m², por exemplo, já é possível acomodar 5 bicicletas.

Novos condomínios são obrigados por lei a terem estacionamento de bicicletas

Em algumas cidades, como São Paulo, novos condomínios já são obrigados pela Lei 15.649/2012 a reservarem até 10% das vagas para o estacionamento de bicicletas. Em Curitiba, desde 2014, com a alteração da Lei 6.273/1981, os condomínios tem que destinar para bicicletas uma área de até 5% dos metros quadrados usados para guardar carros.

Em condomínios já existentes, o maior empecilho para construção de bicicletários é a falta de espaço. Nesse caso, o síndico pode optar simplesmente por fixar ganchos na parede da garagem e providenciar cadeados para os donos. Se houver espaço à disposição e o condomínio se propuser a implementar um bicicletário, é necessário convocar uma assembleia para discutir o assunto. Se nenhuma área do condomínio for alterada uma maioria simples já é o suficiente. Porém, se houver a necessidade de mudar uma área comum, dois terços dos condôminos precisam aprovar a alteração.

De qualquer forma, esse tipo de transporte é cada vez mais comum, muitas vezes superando o número de veículos dentro do condomínio. Para evitar transtornos e constrangimentos, vale a pena o investimento já que o custo de implementação e manutenção é baixo, além de ajudar na qualidade do meio ambiente.

Confira algumas dicas para o bom funcionamento desse espaço

1- Defina o tipo de bicicletário que você irá escolher para o condomínio

Existem duas opções: horizontal e vertical. Os suportes horizontais demandam mais espaço. O ideal é que mantenham 40cm de distancia entre as bikes. Já os verticais são mais práticos, pois otimizam o espaço físico. Devem ser instalados com intervalos de 30cm entre eles.

2- Crie regras para evitar transtornos ou mal-entendidos

Especifique no regimento e na convenção do condomínio regras para utilização do espaço. Crie placas de identificação com nome e número do bloco/apartamento dos usuários do bicicletário.

3- Pesquise os potenciais usuários do espaço

Crie comunicados ou visite o apartamento dos condôminos para saber se eles têm o desejo de usar o espaço. Deixe claro que com a instalação do bicicletário ficará vedado a utilização de outro espaço para o estacionamento das bicicletas.

4- A localização é fundamental para a utilização do espaço

Procure não manter escondido ou mal sinalizado. Isso evita a invasão de carros e motos no espaço exclusivo para bicicletas. Procure um local pavimentado e nivelado, para evitar danos nas bicicletas.

5- Dialogue com os moradores

Procure incentivá-los a trocar, pelo menos uma vez por semana, o uso do carro pelas bicicletas. O meio ambiente e a cidade agradecem.

Para saber mais e ver modelos de documentos para utilização do bicicletário no condomínio, acesse: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/estacionamento-das-bicicletas/

Fonte: Viva o Condomínio

Consumidores investem em placas solares e veem conta de energia despencar
Dicas de experts para um home office sem barulhos externos