Notícias

Tudo sobre o Dia Internacional da Mulher

A origem da comemoração do Dia Internacional da Mulher é creditada ao dia 08 de março de 1917, quando cerca de 90 mil operárias russas saíram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, em plena primeira guerra mundial.

Outros movimentos também aconteceram pelo mundo: em 1907, trabalhadoras americanas protestaram contra as condições de trabalho em fábrica de camisas, com jornadas de até 14 horas diárias de trabalho e baixos salários.

Entretanto, a data foi definitivamente instituída pela ONU no ano de 1975, em homenagem à luta e às conquistas das mulheres. A escolha do dia 8 de março, por sua vez, está relacionada com a greve das operárias russas de 1917.

Confira algumas curiosidades:

– No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto “comercial” em muitos lugares.

– O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.

– Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomendado pelo governo – mas nem todas as empresas seguem essa prática.

– Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.

– No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

Trata-se, afinal, de uma data para refletirmos e conversarmos a respeito das questões importantes para as mulheres.

Fontes:

https://www.todamateria.com.br/dia-internacional-da-mulher/
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
Novo decreto com medidas restritivas entra em vigor na sexta-feira
Decreto: Restrições prorrogadas até 22 de março