Notícias

Como adotar um estilo de vida mais sustentável em 2021

Para pensarmos em sustentabilidade, precisamos considerar as principais bases para tomarmos ações: social, econômica e ambiental. A partir dessas três palavras, conseguimos pensar em ações diretas em cada âmbito e, então, construir um estilo de vida mais sustentável.

🤝 Social: ficou clara em 2020 a necessidade de refletirmos sobre como nossas ações podem influenciar diretamente a vida de outras pessoas. Com essa concepção, torna-se essencial que ajamos em comunidade, impactando ao mínimo o bem-estar alheio e, mesmo assim, prezando pelo nosso próprio. A compra de pequenos produtores, a preferência por produtos sem testes em animais, a prática de slow fashion ao invés do fast fashion, diminuição de desperdício de alimentos e a doação de roupas são algumas formas de ativações sociais;

💸 Econômica: este pilar pode servir também ao coletivo e ao individual. Reduzir consumos exagerados de água, eletricidade e emissão de gases estufa são possibilidades palpáveis. Use transportes públicos, vá de bicicleta, adote hábitos rotineiros de economia e conscientize o próximo a fazer o mesmo!

♻️ Ambiental: já a parte ambiental, apesar de mais discutida, ainda é um desafio em diversos fronts: o descarte irresponsável de lixo, poluição de rios e lagoas, pesca predatória e diversos outros pontos são realidades que precisam ser mudadas! Troque produtos de plástico por materiais duráveis (copos, talheres, canudos, escovas de dente, etc), pratique a compostagem e o descarte seletivo do lixo produzido em sua casa ou condomínio, preze por sacolas reutilizáveis e compre de produtores confiáveis.

Essas são apenas algumas ações que podem ser tomadas em seu dia a dia, que embora pareçam muitas, são simples e fazem toda a diferença para o meio ambiente. 2021 é ano para apostarmos ainda mais na sustentabilidade, tendo em vista o que passamos em 2020 e olhando para o futuro com otimismo e respeito pelas gerações que virão.

A Prohome tem uma relação direta com o tópico, sendo uma administradora 100% voltada para a questão sustentável e atuando para que esse ideal se espalhe. Confira mais sobre nosso compromisso com o meio ambiente clicando aqui.

Fontes: Rede Asta; Omron; Ecycle; Blog Positiva.

Energia limpa deve crescer em 2021
4 boas atitudes para ajudar o oceano