Soluções sustentáveis podem influenciar na decisão de compra de um imóvel

O brasileiro está mais preocupado com o meio ambiente e esta tendência impacta na escolha por moradias que contribuam com a preservação da natureza

Crescendo em um ritmo exponencial, a procura por imóveis sustentáveis é reflexo de uma maior preocupação da sociedade com a degradação do meio ambiente e o uso excessivo de recursos naturais. Prova disso é que, hoje, o Brasil está entre os cinco principais países no ranking de construções verdes no mundo.

A adoção por parte da incorporadoras de soluções que minimizem o impacto ambiental na construção tem ganhado cada vez mais importância e, muitas vezes, se torna um dos fatores importantes na decisão de compra, já que segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 94% dos brasileiros estão preocupados com o meio ambiente.

Isso porque, de acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), essa indústria é a que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, causando consideráveis impactos ambientais, além de gerar 50% do total de resíduos sólidos dispensados no meio ambiente.

É preciso lembrar, porém, a necessidade de assegurar que um imóvel é verdadeiramente 100% sustentável, e segue a melhores práticas para a redução do seu impacto ao meio ambiente.

Captação de água da chuva, torneiras com fechamento automático e lâmpadas de LED são itens importantes, mas imóveis que verdadeiramente respeitam a natureza trazem soluções que partem desde a concepção do projeto, passam pela execução – reduzindo impactos ambientais causados pela construção – até a posterior manutenção realizada pelos proprietários.

“A sustentabilidade não termina na entrega das chaves, precisa ser perpetuada pelos investidores ao longo do uso de seus imóveis. Ou seja, o hábito sustentável precisa crescer na sociedade junto com empresas e soluções que fortaleçam e facilitem esses hábitos”, explica Luigi Scianni Romano.

Fonte: O Semanário

Os cuidados essenciais em condomínios à beira-mar
Sustentabilidade faz crescer procura por carros elétricos