Notícias

Outubro Rosa – A luta contra o câncer de mama é diária!

Durante todo o mês de outubro, campanhas espalham-se pelo país pela conscientização de mulheres em relação ao câncer de mama. A ideia é sempre compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para, assim, reduzir a taxa de fatalidades. 

O diagnóstico precoce é fundamental para essa doença, resultando em tratamentos mais tranquilos e maiores chances de cura. Confira alguns dos avanços essenciais no combate ao câncer de mama:

  • Hipofracionamento: essa tecnologia reduz drasticamente os efeitos da radioterapia no corpo da mulher. O número de aplicações é bem menor, tendo menos efeitos nocivos ao coração (quando o câncer encontra-se na mama esquerda) e apresenta menos intrusividade;
  • Medicamento no SUS: a inclusão do pertuzumabe no Sistema Único de Saúde contribui diretamente para a sobrevida de pacientes em estado mais grave. O medicamento atua no câncer metastático, o mais agressivo de todos, e estará disponível gratuitamente para tratamento popular;
  • Ultrassonagrafia mamária gratuita: no ano de 2020 foi sancionada uma lei que obriga a rede pública de saúde a realizar a ultrassonografia em jovens com perigo alto e mulheres entre 40 a 49 anos ou com alta densidade mamária.

É preciso destacar que houve uma redução de 4% na cobertura mamográfica do SUS no Brasil e quase metade dos diagnósticos ainda acontecem de forma tardia. Esses dados alarmantes precisam diminuir. E isso só é possível com a contínua busca por uma conscientização geral sobre a doença e participação ativa em campanhas contra o câncer de mama. Venha fazer parte dessa luta conosco!  

Fontes: Veja Saúde; INCA.

Condomínios não precisam fazer autovistoriais durante pandemia
29 trocas simples da rotina para ter uma vida mais sustentável