Notícias

5 aplicativos para desenvolver um consumo mais consciente

Saiba como utilizar a tecnologia como aliada para a adoção de hábitos de vida mais sustentáveis em temas como resíduos, alimentação, moda, água e energia.

Você já parou para pensar que o mesmo celular que nos ajuda em tantas tarefas no dia a dia pode ser uma ferramenta para transformar o mundo em que vivemos? Com o uso de alguns aplicativos gratuitos é possível rever atitudes e adotar hábitos de consumo consciente.

Para ajudar você a ser um consumidor cada vez mais consciente, selecionamos 5 aplicativos nas áreas de descarte de resíduos, alimentação, consumo de água, combate ao trabalho escravo e economia de energia elétrica. O poder para mudar o mundo está nas nossas mãos.

Descarte Rápido

O aplicativo é uma iniciativa da startup Boas Atitudes & Sustentabilidade e funciona por meio de geolocalização, mostrando os pontos de coleta cadastrados perto da sua casa. Com apenas alguns cliques, é possível acessar o endereço exato de ecopontos, pontos de entrega voluntários (PEVs) e empresas que recebem materiais e os encaminham para a reciclagem, como latinhas de alumínio, impressoras e outros lixos eletrônicos, materiais de construção, cápsulas de café e até pranchas de surf usadas.

Faça o download na GooglePlay ou na AppleStore.

Tempo de Banho

Essa dica é preciosa para estimular hábitos de consumo consciente na hora do banho. O aplicativo Tempo de Banho, disponível para Android, é bem simples e intuitivo na hora de ajudar a poupar recursos hídricos: após abrir a tela, você pode selecionar um cronômetro de 4, 8 ou 12 minutos. O app iniciará uma contagem preliminar de 30 segundos para a preparação do banho e então irá contar cada minuto que passa, com avisos sonoros e uma buzina marcando o fim do tempo do seu banho. Ideal para quem costuma perder a hora cantando no chuveiro e precisa daquela forcinha para ser um consumidor mais consciente, evitando o desperdício de água.

Download gratuito disponível para GooglePlay.

Moda Livre

No aplicativo é possível consultar um ranking com centenas de empresas com atuação no mercado brasileiro ou buscar por uma marca específica para verificar seu nível de responsabilidade social. O ranking foi elaborado de acordo com as respostas que as próprias marcas deram a um amplo questionário sobre políticas de trabalho. O mapeamento ainda leva em conta o histórico de flagrantes do Ministério do Trabalho e Emprego, a transparência das empresas e o monitoramento constante de ações para combater o trabalho escravo em toda a cadeia de fornecimento.

Baixe o app gratuitamente na GooglePlay e na AppStore

Consumo de Energia Doméstica

Decifrar os números e os dados da conta de energia pode ser o primeiro passo para identificar como economizar esse recurso em casa ou onde está havendo um desperdício dele. Para essa tarefa, conte com o aplicativo Consumo de Energia Doméstica, disponível para Android. Com ele, você pode monitorar o consumo de eletricidade na sua residência, obter estimativas do consumo, estabelecer metas e pôr em prática atitudes ou hábitos para poupar energia. Assim, você evita o desperdício de energia, poupa os recursos naturais necessários para a sua produção e ainda economiza no bolso.

Faça o download gratuito na GooglePlay

RangoMania 

Nós também nos aventuramos no mundo dos aplicativos! Desenvolvido pelo Instituto Akatu em parceria com o Movimento Coletivo em um processo de co-criação com adolescentes de escolas parceiras, o RangoMania é uma ferramenta para ajudar crianças e jovens e fazerem melhores escolhas alimentares. Disponível para Android e iOS, o app traz informações de um jeito simples e estimula a criação do hábito da leitura de rótulos de produtos por meio de games e jogos. 

Tem criança ou adolescente em casa? Faça o download gratuito na GooglePlay ou na AppStore para incentivá-los a adotar hábitos de consumo consciente.”

Fonte: Akatu

Conheça o App gratuito para condôminos!
Morador sem máscara pode ser multado pelo condomínio?