Notícias

Prática esportiva em casa favorece bem-estar mental durante pandemia

Prática esportiva em casa favorece bem-estar mental durante pandemia

A pandemia da Covid-19 fez o mundo deixar de lado a rotina tradicional e adaptar-se à nova realidade durante o isolamento social. Pensando nisso a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), passou a ofertar atividades esportivas online e adaptadas aos lares.

A preocupação com a saúde mental da população foi fator determinante para que a Semtel apostasse nesse novo serviço, disponível de segunda a sexta-feira no Instagram da pasta (@semtel.maceio), com uma programação que segue as normativas dos projetos já oferecidos no formato presencial, mas suspensos temporariamente, seguindo o Decreto Municipal nº 8.877, de 7 de maio de 2020.  

“O Projeto Esporte e Lazer em Casa surgiu para que possamos levar atividades para entreter e estimular fisicamente e mentalmente a população de Maceió neste período de isolamento social. A ideia foi disponibilizar as aulas ao vivo no Instagram para que as pessoas possam ter acesso, para trabalharem o bem-estar no seu dia a dia”, enfatizou Lucas Pontes, secretário-adjunto de Esportes e Lazer.   

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), antes mesmo da Covid-19, o Brasil já era considerado o segundo país com a população mais ansiosa do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas afetadas. De acordo com especialistas comportamentais, a instabilidade emocional poderá ser agravada durante o isolamento social. Para frear este avanço, torna-se necessário que o cidadão elabore uma programação com afazeres rotineiros, na qual é fundamental a presença de algum tipo de atividade esportiva.

Segundo a psicóloga esportiva e presidente da Comissão de Psicologia do Esporte e do Exercício do Conselho Regional de Psicologia (15ª Região), Laís Tenório Lins Pedrosa, o fato de estar em casa não deve significar a ausência de exercício físico, e sim, adaptá-los para benefício próprio. “Para muitos, o esporte se torna um refúgio mental, mudando o foco de pensamentos, regulando o humor e auxiliando no controle das emoções. Sabemos que diversos são os fatores que a prática de exercício pode trazer, como aumentar a positividade, confiança, estabilidade emocional e memória. Indivíduos fisicamente ativos tendem a ter uma diminuição na tensão e ansiedade que este momento provoca”, esclareceu.

Laís reitera ainda a importância de preparar bem o cômodo da casa onde serão feitas as aulas. “Para a realização da prática é importante encontrar um espaço para treinar em casa, se necessário arrastar alguns móveis e mudar alguns objetos de lugar. Vale ressaltar também a importância de buscar acompanhamento juntamente a profissionais das ciências do esporte para atingir os objetivos com sucesso. Há alguns anos percebi que a prática do esporte aumentou na busca por promoção e prevenção de saúde, hoje já é comprovado, através de inúmeras pesquisas, que o esporte traz benefícios neurológicos, cognitivos e vem auxiliando na redução de vários problemas de saúde, estando associado à sensação de bem-estar de uma forma geral e trazendo benefícios para a saúde mental”, completou.

Fonte: Gazeta Web

Redobre os cuidados ao receber comida ou encomendas
Saúde mental do idoso em tempos de COVID-19