Ao comprar ou alugar um imóvel, um dos pontos que são observados é o excesso de barulho nos ambientes. Porém, nem sempre fica claro na hora da visita ao imóvel se os ruídos serão altos o suficiente para incomodar os moradores.
Nestes casos, o melhor a ser feito é investir algum tempo e dinheiro para resolver o problema, que pode atrapalhar o seu dia a dia e influenciar seu humor e bem-estar. Existem dois tipos de medidas que podem ser tomadas: o isolamento e o conforto acústico. O isolamento consiste em uma mudança mais profunda e trabalhosa, uma vez que envolve reformas e a utilização de materiais específicos para este fim. Já o conforto acústico pode ser atingido com materiais e itens que já estão presentes na decoração de casa.
Se a questão for o ruído externo ao imóvel ou de um ambiente para o outro, o ideal é investir em isolamento acústico. Geralmente, estas soluções são mais caras, já que envolvem reformas estruturais, como paredes duplas, portas e janelas acústicas, mantas resilientes etc.
Já os barulhos internos podem ser controlados com um bom condicionamento acústico, diminuindo o número de reflexões, que provocam os ecos. Isso é comum em ambientes com muitas superfícies refletoras, como vidros, paredes lisas e porcelanatos. Para equilibrar, o ambiente pode ser decorado com itens com propriedades de absorção, como tapetes, estofados, mantas, almofadas… especialistas indicam que tudo que envolve materiais têxteis tem uma grande capacidade de melhor a qualidade sonora.
Confira algumas dicas de itens que podem fazer uma enorme diferença no seu dia a dia: