A iluminação de um ambiente pode influenciar muito a decoração e as sensações que temos ao frequentar aquele local da casa — pense bem: você não prefere um escritório mais bem-iluminado para estudar e talvez uma sala de estar com luzes mais românticas e suaves? E já imaginou ter que cozinhar em um ambiente mais escuro?
É preciso saber exatamente qual tipo de iluminação utilizar para poder transmitir o sentimento adequado para cada ambiente da casa, já que, com a ajuda das luzes, podemos transformar um lugar desconfortável em aconchegante e um local antiquado em descolado.
A sala de visitas costuma ser problemática nesse quesito por se misturar, em muitas casas e apartamentos, aos ambientes da cozinha, da sala de jantar e da sala de TV. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos compartilhar dicas para você deixar sua sala mais charmosa com a ajuda da iluminação certa.
Além de escolher que tipo de lâmpada você vai usar (incandescente, fluorescente ou de LED), é preciso prestar atenção no local onde ela será posicionada e até mesmo nas cores do abajur, lustre ou outros utensílios decorativos que você vai usar para agregar mais estilo à sua sala.
Veja como os diferentes tipos de iluminação podem influenciar a sua sala:
A iluminação ideal para uma sala de jantar é aquela que permite que todas as pessoas sentadas à mesa enxerguem muito bem tudo o que está acontecendo naquele ambiente. Por esse motivo, as salas de jantar são frequentemente iluminadas por uma luminária pendente sobre a mesa.
O tipo de luminária que será utilizada e o tamanho ideal da peça devem ser decididos de acordo com a decoração do ambiente, como também do tamanho da mesa.
Os apartamentos e casas modernas apresentam um novo estilo de sala de visitas: o espaço, que antes era dividido em sala de TV e sala de estar, hoje pode ser um ambiente integrado que permite receber visitas, mas também assistir a programas de televisão no dia a dia. Por esse motivo é preciso estar atento ao tipo de iluminação que é usado no local para não ofuscar o uso da televisão, mas também não deixar o ambiente desconfortavelmente escuro.
A melhor alternativa nesse caso é contar com um jogo de lâmpadas espalhadas no teto do ambiente que possam ser acionadas por interruptores diferentes, permitindo que você escolha qual local iluminar em cada situação. Quando for assistir à TV, a iluminação deve ser indireta, permitindo maior conforto ao receber as luzes do televisor. Porém, para receber visitas, o ideal é que as lâmpadas sejam capazes de iluminar todo o ambiente de maneira uniforme.
É possível também utilizar abajures ou colunas como alternativas de luzes complementares, para terminar de decorar o local. Essas iluminações complementares também podem ser acionadas quando o ambiente está sendo usado para TV ou leitura.
Hoje, muitos apartamentos apresentam um estilo de cozinha chamada de americana, que integra a sala de visitas ao ambiente culinário. É preciso saber utilizar a decoração certa nesses locais para não prejudicar a decoração da cozinha e da sala.
Uma dica é estabelecer um mesmo estilo de decoração e iluminação para os dois locais: se você usa luminárias para a sala de jantar, opte por luminárias semelhantes para sua cozinha.
Por fim, não se esqueça de acertar no tipo de lâmpada que pode ser usada em cada ambiente: enquanto, na cozinha, o ideal é trabalhar com luzes neutras para facilitar a iluminação dos utensílios e das receitas, na sala de jantar elas devem ser mais amareladas e aconchegantes para que não irritem a visão das pessoas que frequentam o local.
Você já conhecia essas estratégias para deixar suas salas mais bonitas e bem iluminadas? Não demore para colocar todas as ideias em prática na sua casa!
Fonte: Meu Porto Seguro