Um profissional de arquitetura é a escolha ideal para quem está pensando em reformar algum espaço (ou vários) de sua casa ou apartamento. Porém, para escolher o (a) arquiteto (a) ideal, é preciso observar alguns pontos. Observe certos detalhes listados a seguir e fique atento ao contratar esse profissional!
– O arquiteto precisa apresentar uma proposta de serviço, esclarecendo o que e como será feito, quando e custando quanto, em relação a cada etapa do projeto. Também precisa documentar quantas acontecerão no decorrer da obra.
– Com a proposta aceita, é importante fazer um contrato, que seja bem montado e bastante claro, além de pedir o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
– A remuneração desse profissional é feita de acordo com a prestação de serviços, e não por percentuais sobre a compra de materiais para a reforma ou sobre a contratação de serviços de terceiros.
– Ao fazer o projeto, o arquiteto (a) precisa levar em consideração todas as necessidades do cliente, além de suas características e gostos pessoais, montando um espaço que o agrade e seja funcional e prático para ele.
– Depois de apresentar o anteprojeto para o cliente (que é uma configuração predefinida do projeto, com soluções para as demandas propostas) e, com sua aprovação, o projeto básico é mostrado, devendo conter, entre outros aspectos:
– Com tudo isso feito e sendo aprovado, é a hora da apresentação do projeto executivo, que contém detalhes de materiais, quantidades, revestimentos, modelos, cores, acabamentos etc., além da maquete do projeto.
Esperamos que, com todas essas informações e etapas que trouxemos, tenha ficado mais fácil acompanhar e avaliar o trabalho de um (a) arquiteto (a) no projeto e execução de alguma obra que você esteja fazendo. Qualquer dúvida ou outras dicas, compartilhe com a gente! ☺