Com o verão chegando, uma das coisas que podemos fazer para economizar na conta de luz, e, ainda por cima, ajudar o planeta, é usufruir da luz natural, prolongada com o horário de verão. Confira, no post de hoje, dicas de arquitetura e decoração para, com uma casa bem pensada, se beneficiar desse momento do ano (e de vários outros!). Nos locais que for necessário isolamento acústico, pode-se recorrer aos vidros duplos, triplos, ou de 20mm.
- Opte por paredes de vidro: usar vidro numa extensão de área, principalmente para fora da casa, permite que a luz passe muito mais, além de também poder aproveitar a vista exterior. Onde é necessário isolamento acústico, pode-se recorrer aos vidros duplos, triplos, ou de 20mm.
- Faça bandeiras: são aberturas feitas nas partes de cima de portas e janelas, ou mesmo em partes superiores de paredes, em plano horizontal. Os vãos das bandeiras têm, normalmente, de 40 a 50 centímetros de altura e o comprimento varia muito. Podem ter tanto vidro fixo, como basculante.
- Abra claraboias: aquelas aberturas no teto, que permitem a passagem de luz. Podem ser fechadas com vidro, policarbonato ou acrílico. Não há medidas máximas ou mínimas, mas é importantíssimo impermeabilizar todo o perímetro da claraboia (normalmente, com silicone).
- Portas de vidro: pela questão da privacidade, são melhores opções para separar áreas internas de externas, como varandas e outros espaços de lazer. As portas devem ter a espessura mínima de 10 milímetros, para terem maior resistência.
- Faça seteiras: são vãos verticais nas paredes, que podem ser de vidros fixos ou móveis, ou apenas aberturas, permitindo a passagem de ventilação e luz. São muito usadas ao lado de portas de entrada. Não existem medidas mínimas ou máximas, mas recomendados novamente a atenção quanto à impermeabilização.
Viram como alguns detalhes na construção ou reforma de nossa casa fazem uma diferença enorme, tanto na aparência, dando um charme e personalidade ao ambiente, quanto na funcionalidade e melhor aproveitamento da luz natural? Por isso, na hora de pensar em mudanças nos seus cantinhos, sugerimos considerar nossas dicas!