Você sabe o que é a certificação LEED? Não?! Então, continue lendo este post e aprenda um pouquinho sobre esse conceito, ainda muito recente, principalmente no Brasil.
Em 1998, foi criada, pelo USGBC (The U.S. Green Building Council, o Conselho americano de Construção Verde), nos Estados Unidos, a certificação LEED, que significa Leadership in Energy and Environmental Design, ou em tradução literal, Liderança em Energia e Design Ambiental. Esse conceito chegou ao Brasil, e é, atualmente, considerado o principal selo para edificações sustentáveis no país.
A certificação já atestou o comprometimento de 40 empreendimentos brasileiros com a sustentabilidade, o que levou o Brasil à quarta posição do ranking mundial dos países mais preocupados com a construção sustentável. Entre esses empreendimentos estão escolas, hospitais, bancos, prédios comerciais etc.
O objetivo desse selo verde é orientar e atestar o comprometimento de uma edificação, segundos princípios sustentáveis, em cada etapa de sua obra. Existem, ainda, tipos diferentes do selo LEED, de acordo com o tipo de empreendimento. No Brasil, os selos são divididos em:
Também existem diferenças quanto ao nível do selo conquistado, divididos entre quatro tipos, que variam de acordo com a pontuação adquirida na avaliação dos especialistas.
Como já mencionado, o Brasil ocupa o quarto lugar na lista dos países mais preocupados com a construção sustentável, tendo apenas EUA, China e Emirados Árabes na frente. Agora você já sabe um pouco mais sobre mais essa causa nobre, que o país, preocupado com o futuro e o equilíbrio ambiental, já está inserido.