ProHome

Cadastre seu Atendimento Cadastre seu Atendimento Facebook Twitter Google + (21) 99328-9509(21) 99328-9509


Contato (21) 2516-4199 Contato Contato Cadastre seu Atendimento Ambiental

Notícias

Preconceito e Discriminação em Condomínios


No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Essa data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em referência ao Massacre de Sharpeville. 

O preconceito ainda é bastante comum em toda sociedade, a discriminação e ódio gratuito por causa do gênero, cor, sexualidade ou classe social está presente em todos os lugares. Dentro dos condomínios residenciais não é diferente, pois esses locais acabam sendo uma amostra da nossa sociedade: um grupo de pessoas diferentes convivendo em um só espaço. Dessa forma, o ambiente não fica livre de situações constrangedoras.

Segundo o Jornal Contábil, dentro dos condomínios, atos de preconceitos ocorrem constantemente e sob diversos aspectos. De acordo com a advogada especialista em direito condominial, Christiane Faturi Angelo Afonso, entre os casos mais comuns estão: inadimplentes, racismo, homossexuais e, principalmente, com funcionários. 

“Vivemos em um país livre e democrático, o que não significa que seja permitido desrespeitar os direitos básicos do vizinho, do funcionário do condomínio ou de qualquer pessoa.  O artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal é bem claro quando diz que ‘a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência’. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa”, alertou Dra. Christiane. 

É importante que o síndico coloque em pauta esse tema e construa um diálogo constante com os moradores. Lembrando que os casos de preconceito e discriminação são passíveis de punição, devido ao fato de se encaixarem em crimes como os de injúria, difamação ou danos morais. 

Como resolver infiltração na garagem do prédio?
Prédios residenciais começam a fechar áreas comuns por causa do coronavírus