ProHome

Cadastre seu Atendimento Cadastre seu Atendimento Facebook Twitter Google + (21) 99328-9509(21) 99328-9509


Contato (21) 2516-4199 Contato Contato Cadastre seu Atendimento Ambiental

Notícias

Isolamento x conforto acústico: saiba como controlar os ruídos em sua casa.

Ao comprar ou alugar um imóvel, um dos pontos que são observados é o excesso de barulho nos ambientes. Porém, nem sempre fica claro na hora da visita ao imóvel se os ruídos serão altos o suficiente para incomodar os moradores. 

Nestes casos, o melhor a ser feito é investir algum tempo e dinheiro para resolver o problema, que pode atrapalhar o seu dia a dia e influenciar seu humor e bem-estar. Existem dois tipos de medidas que podem ser tomadas: o isolamento e o conforto acústico. O isolamento consiste em uma mudança mais profunda e trabalhosa, uma vez que envolve reformas e a utilização de materiais específicos para este fim. Já o conforto acústico pode ser atingido com materiais e itens que já estão presentes na decoração de casa. 

Se a questão for o ruído externo ao imóvel ou de um ambiente para o outro, o ideal é investir em isolamento acústico. Geralmente, estas soluções são mais caras, já que envolvem reformas estruturais, como paredes duplas, portas e janelas acústicas, mantas resilientes etc. 

Já os barulhos internos podem ser controlados com um bom condicionamento acústico, diminuindo o número de reflexões, que provocam os ecos. Isso é comum em ambientes com muitas superfícies refletoras, como vidros, paredes lisas e porcelanatos. Para equilibrar, o ambiente pode ser decorado com itens com propriedades de absorção, como tapetes, estofados, mantas, almofadas… especialistas indicam que tudo que envolve materiais têxteis tem uma grande capacidade de melhor a qualidade sonora. 

Confira algumas dicas de itens que podem fazer uma enorme diferença no seu dia a dia:

  • Cortinas: se feitas de um tecido mais grosso, elas impedem não só a entrada de luz, mas também são boas aliadas na hora de suavizar os sons.
  • Janelas: para evitar ruídos em excesso, as janelas devem ser mantidas vedadas. Preencha quaisquer lacunas com um selante acústico. E, se você dispuser de um dinheirinho extra, invista em vidros com tripla camada, que garantem o silêncio em casa.
  • Portas: você sabia que as portas feitas de madeira maciça bloqueiam grande parte dos sons externos?
  • Revestimento: alguns materiais, como o drywall, são indicados para melhorar a acústica do imóvel. Entre as chapas do gesso, é adicionado algum material antirruído, como a lã mineral, isopor, mantas plásticas ou de borracha.
Com juro baixo, taxa de crédito imobiliário se aproxima do menor patamar da história
Bandeira tarifária continua no patamar vermelho em setembro