ProHome

Cadastre seu Atendimento Cadastre seu Atendimento Facebook Twitter Google + (21) 99328-9509(21) 99328-9509


Contato (21) 2516-4199 Contato Contato Cadastre seu Atendimento Ambiental

Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção predial

Uma das principais atribuições dos síndicos é a manutenção predial. Ela é necessária pois, se feita periodicamente, ajuda a prevenir problemas maiores estruturais, que poderiam, até mesmo, causar acidentes.

A manutenção predial pode ser dividida em 3 categorias: 

  • Preventiva: é a ideal, pois é a que age antes de qualquer problema acontecer, sendo mais barata e eficiente.
  • Corretiva: é o tipo de manutenção feita quando algum equipamento ou estrutura apresenta algum tipo de defeito que precisa ser corrigido.
  • Emergencial: é o recurso usado em momentos em que as obras não podem mais ser adiadas, sob risco de danos à estrutura predial.

A manutenção é essencial para a preservação do edifício, bem como para o conforto, segurança e higiene dos moradores, visitantes, colaboradores e todos que transitam por ali. Além disso, quando feita periodicamente, ela também contribui para as finanças, uma vez que custa menos do que o conserto ou reforma urgente de algum equipamento ou estrutura.

Alguns itens nos condomínios devem receber uma atenção especial na hora da manutenção. São eles:

  • Fachada: por ser a parte externa dos prédios, as fachadas precisam de manutenção a cada 3 anos por questões estéticas e de segurança.
  • Calçadas e árvores: a calçada diante do prédio é de responsabilidade do condomínio, e podem ser prejudicadas por árvores grandes demais, especialmente em dias de ventania e chuva. Por isso, o síndico deve estar sempre atento e contactar o serviço da prefeitura quando achar necessário.
  • Instalações elétricas e hidráulicas: estas são as duas instalações mais importantes dos prédios e condomínios. Caixas de passagem de esgoto e gordura, por exemplo, precisam ser revistas a cada 6 meses, e caixas d’água devem ser limpas pelo menos 1x por ano. As conexões e contatos elétricos deve ser inspecionados por uma equipe especializada a cada 2 anos ou menos, em caso de defeitos.
  • Elevadores: por serem equipamentos amplamente utilizados no dia a dia dos moradores, precisam de pelo menos uma manutenção anual, além da modernização total ao completarem 15 anos de uso. Para evitar danos à estrutura, capas de proteção devem ser utilizadas, especialmente nos elevadores de serviço.
  • Extintores de incêndio: estes são itens fundamentais para a segurança, mas que, às vezes, acabam sendo negligenciados. As instruções do fabricante para manuseio e armazenamento devem ser seguidas rigorosamente, e seu prazo de validade respeitado.
Mercado imobiliário avança em inovação
Como ter um bom relacionamento com seus vizinhos