ProHome

Cadastre seu Atendimento Cadastre seu Atendimento Facebook Twitter Google + (21) 99328-9509(21) 99328-9509


Contato (21) 2516-4199 Contato Contato Cadastre seu Atendimento Ambiental

Notícias

Por que evitar as “gambiarras” elétricas?

Que levante a mão quem nunca fez algum tipo de gambiarra em casa. Entendemos que a intenção é a rapidez no reparo, porém, é importante lembrar que essa prática põe em risco a segurança de quem vive ali. 

Instalações mal feitas, fios mal encapados e isolados, resistências queimadas reaproveitadas… tudo isso pode trazer grandes consequências para a rede elétrica do imóvel, causando danos aos aparelhos e à rede em si. Sendo assim, é necessário tomar alguns cuidados na hora de realizar reparos em casa, evitando o superaquecimento da rede. 

Os principais perigos são incêndios, choques elétricos e outros tipos de acidente. Pesquisas mostram, inclusive, que os acidentes elétricos são recorrentes e por motivos de, em sua maioria, instalações precárias.

Caso a resistência queime, substitua-a por uma nova, de acordo com a tensão da rede onde ela será ligada. Evite deixar fios desencapados pela casa. Não reaproveite materiais danificados. Estas medidas, além de evitarem acidentes, também ajudam a economizar na conta de luz, uma vez que instalações problemáticas tendem a consumir mais energia.

Dicas extras de economia:

  • Contrate profissionais da área para realizar os serviços;
  • Evite ligar vários aparelhos em uma mesma tomada por meio de uma régua ou “T”;
  • Cheque regularmente se a sua rede elétrica vem apresentando fuga de energia;
  • Ao mexer em qualquer parte da rede, desligue a corrente elétrica, para evitar choque em caso de contato com fios e aparelhos;
  • Use sempre materiais adequados ao tipo de instalação em questão.
Telas de proteção nas janelas do condomínio: Vantagens e Desvantagens
Maio terá bandeira amarela na tarifa de energia elétrica