6 dicas para uma assembleia mais eficiente no seu condomínio

Em um condomínio, as assembleias são o momento em que as decisões mais importantes são tomadas, definindo, assim, o futuro de todos que ali moram ou trabalham. Por isso, é essencial que elas sejam eficientes, para que as diferentes ideias não se percam pelo caminho.

Sendo assim, é essencial que o gestor esteja preparado para conduzir a assembleia. Para ajudar, separamos, aqui, algumas dicas preciosas que farão uma grande diferença na hora da reunião. Confira abaixo.

– Em primeiro lugar, todos os moradores devem estar cientes da data e hora da assembleia com uma certa antecedência, para que possam se programar e, assim, ter um quórum satisfatório. O ideal é que o aviso seja feito pelo menos 15 dias antes, através de todos os meios de comunicação possíveis. Se o condomínio tiver um sistema de gestão, o alerta pode ser disparado por lá. Lembretes no quadro de aviso e elevadores também podem ser utilizados.

– Na convocação, é interessante que as pautas que serão abordadas sejam informadas previamente. Coloque um título e um breve resumo do assunto que será discutido. Assim, os condôminos poderão refletir e chegar à reunião com um direcionamento prévio.

– Na hora da assembleia, é importante que exista uma moderação, orientando a participação de todos. Geralmente, o presidente da mesa fica responsável por orientar os moderadores. Aqui, vale um lembrete: ele precisará ser neutro e firme, evitando, assim, discussões longas e desnecessárias.

– Os moderadores devem estar bem preparados e por dentro das pautas que serão abordadas, além de se preocupar com os horários. Pontualidade é essencial, assim como o cumprimento de um limite de tempo para cada assunto abordado.

– O local onde será conduzida a assembleia também merece atenção especial. A sala ou salão deve ser preparado com cadeiras suficientes para todos os condôminos. Se possível, é interessante que seja servido água e café. Tudo isso faz com que o momento, que já é estressante, seja um pouco mais agradável para todos os participantes.

– Os moderadores devem zelar para que o foco seja mantido. Se, ao tratar uma pauta, surgirem outros pontos que devem ser tratados, anote-os para que sejam discutidos mais tarde.

Esperamos que, com estes pontos, as assembleias do seu condomínio sejam mais agradáveis e, principalmente, eficientes.

Bandeira tarifária da conta de luz continua verde em março
Ar-condicionado em condomínios: como fazer a instalação correta