ProHome

Cadastre seu Atendimento Cadastre seu Atendimento Facebook Twitter Google + (21) 99328-9509(21) 99328-9509


Contato (21) 2516-4199 Contato Contato Cadastre seu Atendimento Ambiental

Notícias

Que tal pular o carnaval de forma consciente e sustentável?

Estamos a 1 semana da época mais animada do ano: o carnaval. Os dias de folia, que prometem muita alegria e diversão, também podem ser de atenção à sustentabilidade. Mesmo nesta época, algumas atitudes podem ser tomadas para que todos possam aproveitar o melhor do carnaval, mas sem esquecer do meio-ambiente.

Fique de olho no lixo produzido:

Não é segredo que, nesta época do ano, a produção de lixo seja ainda maior que o normal. Em Salvador, por exemplo, são recolhidas cerca de 1,5 mil toneladas a mais. Isso piora a situação dos aterros sanitários e aumenta o custo de coleta. 

Uma solução que está em alta para o problema é a utilização de copos e garrafas reutilizáveis. Muitas marcas estão vendendo, inclusive, esses produtos personalizados e temáticos para o carnaval. Os canudos plásticos, que já estão proibidos por lei no Rio de Janeiro, também já têm um substituto: o canudo de metal, que pode ser reutilizado quantas vezes quiser.

Se o uso de materiais descartáveis for inevitável, dê preferência aos que são de fácil reciclagem, como latas de alumínio. Além disso, não deixe de descartar o lixo no local correto, evitando que ele vá para as estradas ou para o mar.

Gaste menos combustível:

Os combustíveis fósseis são grandes contribuintes do aquecimento global. Então, para se deslocar entre os muitos blocos da cidade, dê preferência ao transporte público. Além de economizar o dinheiro da gasolina, você ainda contribui para que o trânsito fique menos pesado, com menos carros nas ruas, e pode beber sem perigo de dirigir depois.

Outro ponto positivo dessa medida é: que tal aproveitar os dias livres para passear a pé, de bicicleta ou de patinete? A cidade conta com vários pontos de aluguel dos veículos. Você se exercita e se diverte.

Contribua até na hora da fantasia:

O carnaval é a época do glitter e das fantasias, e, até nisso, podemos contribuir com o meio-ambiente. 


Caso você não saiba, o glitter comum é feito de pequenos pedacinhos de plástico, que, ao serem despejados na água (seja do mar ou na hora de tomar banho, em casa), podem ser engolidos por bichinhos, como os peixes, causando sua intoxicação e, consequentemente, morte. Isso acontece pois, pelo seu tamanho, não conseguem ser filtrados nas estações de tratamento de água, sendo jogados na natureza sem tipo algum de filtro. 

Como opção, temos o glitter ecológico, que pode ser feito em casa com gelatina vegetal, e que já é comercializado por várias empresas. E, caso você use o glitter comum, pode usar lenço umedecido para retirá-lo, garantindo que a maior parte não vá para os oceanos.

Os tradicionais confetes também podem ser substituídos pela versão eco-friendly. Em vez de brincar com o comum, que tal fazer seu próprio confete, utilizando folhas secas e um furador de papel?

Para quem curte se fantasiar, também temos dicas. Em vez de comprar, todo ano, uma nova fantasia, que tal reaproveitar as que já estão no armário, dando um repaginada? Você também pode aproveitar peças comuns do guarda-roupa para montar a sua própria fantasia, com muito mais personalidade. E o melhor: ainda economizando um dinheirinho!

O importante nesta época do ano é você cuidar do meio-ambiente e, principalmente, se cuidar. Não deixe de se hidratar bastante, use protetor solar e não deixe de se alimentar corretamente, para aguentar a maratona de folia. Assim, você aproveitará estes dias tão divertidos da melhor maneira possível.

Como transportar seu pet com segurança no elevador do prédio?
Dengue no condomínio: como evitar a proliferação da doença?