Como elaborar um cronograma de obras de forma eficiente

Construir, reparar ou decorar são atividades que nos dão muito trabalho, não há dúvida. Mas uma obra sem planejamento resulta em uma série de problemas, podendo gerar desperdício de recursos, atrasos nas entregas, podendo chegar até mesmo a problemas estruturais, sem o devido controle e fiscalização. Antes de iniciar qualquer obra, é imprescindível elaborar um bom cronograma de obras para acompanhar o passo a passo do que está sendo feito. Nesse post vamos te ajudar a elaborar o seu cronograma, com algumas dicas importantes de como acompanhar o andamento da obra com eficácia e garantir que seu lar fique como você espera. Vamos começar?

1) Defina as atividades

Liste todas as atividades que serão necessárias para levantar a sua obra – do começo até a entrega do produto.  É importante que não esqueça de nenhum detalhe necessário durante a construção do seu lar, como serviços preliminares, fundações e estrutura, alvenaria, pintura, revestimento, esquadrias, pavimentação, instalações, cobertura, etc.

2) Coloque as atividades de maneira sequencial e com detalhes

É muito importante detalhar as atividades que fazem parte de cada uma das etapas. A concretagem, por exemplo, pode ser dividida em mais de uma fase, como: concretagem do fundo das sapatas, de enchimento das sapatas, das vigas de alicerce, dos contrapisos, etc.

3) Estimule a duração da obra

O período de duração da obra é um dos itens que mais causam preocupação, pois os atrasos causam impactos nos gastos com mão de obra, fazendo com que o serviço fique mais caro do que esperado. Isso é fundamental para o seu cronograma e as atividades que você já definiu nas etapas anteriores.

4)   Siga o cronograma de obras à risca

Pode parecer básico, mas é muito importante para o desenvolvimento da obra, após o acerto dos prazos de cada etapa de seu empreendimento. Cada funcionário também tem que conhecer o cronograma, para não pularem etapas.

5)   Fiscalize o andamento do serviço

É a última etapa, mas não é menos importante. Você fará o acompanhamento mais de perto para checar se o que você está tabelando com prazos de entrega está sendo cumprido. Contudo, é claro que imprevistos podem acontecer e uma das atividades pode atrasar ou precisar de mais materiais, por exemplo.

Com essas dicas você já pode começar a fazer o planejamento da sua próxima obra. Mas se sentir alguma dificuldade em elaborar esse cronograma, ou se, ainda com ele, achar que o gerenciamento do projeto do seu lar precisa de um impulso a mais para tornar o projeto em realidade, ter a ajuda de um profissional pode ser a solução.

Dicas para reaproveitar materiais na jardinagem
Dicas para deixar seu veículo na garagem