10 Dicas para economizar na mudança

1. Organize-se com antecedência
Parece óbvio, mas essa é uma das dicas mais importantes. Seja uma mudança de país, estado, cidade ou somente de casa, começar montando um cronograma com a data em que tudo deve estar pronto para ser transportado é essencial para todo o processo. Além disso, organize-se financeiramente orçando o quanto você pode gastar e priorizando o que for urgente. Algumas empresas costumam cobrar menos se a mudança ficar marcada em um dia útil, durante a semana.

2. Faça uma lista de seus pertences
Como se já não bastasse ter tanta bagunça na casa nova, ter que se preocupar com objetos extraviados durante a mudança é um terror! Com a lista você terá controle de tudo o que foi para as caixas e na nova casa, poderá conferir se nada ficou no meio do caminho.

3. Faça uma limpeza
Defina um dia para fazer uma faxina em todos os armários e separar aqueles objetos que você não usa há anos. Decida se vale a pena doar ou até mesmo vender para amigos ou em plataformas online.

4. Meça seus armários
É bem provável que muitas coisas que hoje cabem perfeitamente em sua casa não se encaixem na nova. Para não ser pego de surpresa, meça seus móveis e veja onde eles ficarão em cada cômodo do novo espaço, porque se eles não couberem, novos móveis precisarão entrar em seu orçamento e é bom saber disso o quanto antes.

5. Procure saber se seu plano de internet e telefone funcionam na nova casa
Pode ser que seu pacote de internet e televisão não funcione em sua nova residência. Entre em contato com a sua empresa atual e se informe se precisará contratar um novo serviço para não ficar desconectado logo nos primeiros dias.

6. Empacote você mesmo
Existem empresas que disponibilizam o servço de funcionários que empacotam seus pertences, mas elas costumam ser mais caras. Para economizar, procure caixas em mercados e use-as para guardar suas coisas. Você pode envolver os objetos de vidro em lençóis ou toalhas e pode colocar seus livros em malas, para não correr o risco de alguma caixa muito pesada rasgar durante o transporte.

7. Se a nova casa for perto, mude aquilo que é possível com seu carro
Aproveite as idas ao novo domicílio para já levar algumas coisas. Se seu carro for grande, você pode levar boa parte das caixas e contratar um caminhão pequeno só para a geladeira, fogão e máquina de lavar, por exemplo.

8. Peça ajuda de familiares
Família que é família sempre está disposta a ajudar e sem cobrar nada! Peça que seus primos, tios ou até amigos próximos ajudem em todo o processo.

9. Cuidado com os alimentos!
Não adianta fazer as compras do mês dois dias antes de se mudar! Comece a esvaziar seus armários e geladeira cerca de uma semana antes do grande dia. Se a geladeira for transportada deitada, é preciso deixá-la em pé e desligada por pelo menos 8h ao chegar na nova casa para que ela não queime.

10. Tenha paciência
Veja os preços das transportadoras, da pintura e dos novos móveis (se realmente for muito necessário trocá-los). Esse não é o momento de ser impulsivo! Faça tudo com calma e não deixe para a última hora.

Fonte: Revista Casa e Jardim

O que você precisa saber sobre a Acessibilidade em seu condomínio?
Como organizar o apartamento para a chegada de um pet?