Como montar um espaço gourmet em casa

Uma das tendências que mais vêm sendo pedidas em projetos de construção é o espaço gourmet. Ele pode ser um cantinho de apoio à área da churrasqueira, um minibar ou um anexo à sala de jantar, que precisa ser charmoso, aconchegante e, principalmente, prático e funcional.

Para criar um destes ambientes, que unem a praticidade e o conforto, não é necessário ter um grande espaço livre. Se tudo for bem planejado e organizado, é possível adaptá-lo para um local menor e, ainda assim, deixando-lo incrível.

Para te ajudar a criar o seu espaço gourmet, separamos algumas dicas simples. Não perca!

  1. Como esse é um ambiente utilizado, principalmente, na hora de cozinhar, é fundamental que seja bem projetado e planejado. Faça o projeto elétrico e hidráulico com a ajuda de profissionais da área, como arquitetos e engenheiros. Eles podem te orientar sobre quais as melhores soluções para o seu espaço e quais os materiais mais indicados. Assim, apesar de gastar um pouco mais, você evitará problemas e surpresas desagradáveis no futuro.

  2. Os espaços gourmet precisam que sua limpeza seja feita regularmente, já que são usados para lidar com comida e gordura. Por isso, na hora de escolher pisos e revestimentos, é melhor que sejam lisos, como porcelanatos ou cerâmicas. Caso seu espaço seja perto de jardins ou varandas, os pisos que simulam madeira podem ser uma boa pedida.

  3. Pensar na circulação do espaço é essencial, para a sua usabilidade não ficar prejudicada. Bancadas são uma boa escolha, já que ocupam menos espaço do que mesas, acomodam mais pessoas e ainda podem ser utilizadas como apoio na hora de cozinhar. Para guardar os utensílios, as prateleiras podem ser uma boa escolha, já que, além de servirem como armazenamento, também decoram o ambiente.

  4. Esse ambiente deve ser autossuficiente em termos de armazenamento e preparo dos ambientes. Por isso, vale investir em eletrodomésticos, como geladeira e fogão. Caso não tenha espaço suficiente, um frigobar e um cooktop podem dar conta do recado. E, na hora de decorar, deixe o ambiente com a sua cara. Se quiser deixar com um ar de natureza, invista em uma mini horta ou um jardim vertical. Se o objetivo é reunir a galera, puffs, poltronas e uma televisão vão fazer sucesso. Para montar um cantinho mais romântico, que tal usar luminárias com lâmpadas de cor quente e iluminação indireta?

Montar o espaço gourmet em casa pode ser mais fácil do que parece. Esperamos que, com nossas dicas, você possa criar esse ambiente tão aconchegante e prático na sua casa. 😉

Conta de luz pode ficar mais cara até dezembro
O panorama da energia solar no resto do mundo