Como organizar uma festa junina sustentável em seu condomínio

Junho é um dos meses mais esperados do ano. O motivo? As deliciosas festas juninas, com muitas comidas e bebidas típicas, música animada e decoração divertida. Mas você sabia que, para comemorar o São João, não é necessário gastar muito? E dizemos mais: você pode fazer uma festa sustentável, e ainda contribuir com a preservação do meio-ambiente.

Nós separamos algumas dicas fáceis de como organizar a sua comemoração eco-friendly. Confira:

  • Bandeirinhas: em vez de utilizar papel de seda, como o usual, que tal fazer as bandeirinhas utilizando revistas antigas? Fica colorido, bonito e sustentável. Outra opção é a utilização de retalhos de tecidos coloridos ou estampados presos em varais ou barbantes. 
  • Decoração: além das bandeirinhas, panos decorados e coloridos também podem ser utilizados para forrar as mesas da comida e dos convidados. Capriche na variedade das comidinhas típicas, como amendoim, milho verde, canjica, paçoca, etc. 
  • Brincadeiras: toda festa junina que se preze tem que ter brincadeiras divertidas para as crianças e, por que não, para os adultos. O melhor de tudo é que os jogos tradicionais podem ser adaptados com a temática sustentável. A pescaria, por exemplo, pode ser feita com garrafas pet e latinhas em uma grande bacia d’água, fazendo alusão à limpeza dos mares e oceanos. Quem ajudar a despoluir a água, ganha uma prenda. As garrafas pet também podem ser usadas para montar um boliche, onde cada uma é um pino. As latinhas de refrigerante já são utilizadas normalmente na brincadeira de tiro ao alvo, onde se joga uma bolinha para derrubá-las. Uma boa ideia é chamar as crianças para plantarem sementes de hortaliças e temperos, fazendo uma pequena horta. 
  • Barracas: ao montar as barracas, procure utilizar madeira reaproveitada ou que seja sobra de construções. E, na iluminação, prefira as lâmpadas de LED, que têm um baixo consumo.

Esperamos que, com nossa dicas, você possa organizar a sua festa junina ao mesmo tempo em que contribui com o meio-ambiente.

Você já colocava em prática alguma dessas dicas? Conta para a gente aqui nos comentários! Anarriê!

 

Como tornar o dia a dia do seu condomínio mais sustentável
Energia solar cresce no Brasil