Como tornar o dia a dia do seu condomínio mais sustentável

No começo de junho, nós comemoramos o Dia Mundial do Meio-Ambiente. Por isso, o mês é considerado uma oportunidade de lembrar da importância da conscientização sobre a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Então, esse é o momento para perguntar: o que você faz pela saúde do planeta? Com iniciativas simples e mudanças básicas, você pode tornar a sua casa mais eco-friendly e, assim, contribuir para um futuro melhor. Confira nossas dicas:

  1. As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas são muito mais econômicas, chegando a gastar até 80% menos energia do que as lâmpadas comuns, além de sua vida útil ser bem maior. A longo prazo, isso representa uma grande diferença na conta de energia.
  2. Ao comprar um novo eletrodoméstico, dê preferência aos que têm o Selo Procel de eficiência energética, com classe energética A ++ ou A +++. Eles consomem até 70% menos energia, se comparados aos de classe A.
  3. A máquina de lavar deve ser utilizada com sua carga cheia, e não com poucas peças. Assim, você economiza água e energia. E, além disso, você pode reutilizar a água que é descartada por ela durante a lavagem para a limpeza da varanda ou quintal.
  4. Os recursos naturais devem ser aproveitados da melhor maneira possível. Se você puder ter um sistema de teto solar, ótimo. Mas, se não puder, busque utilizar esses recursos ao máximo. Por exemplo: apague as luzes dos cômodos durante o dia, e aproveite ao máximo a luz solar. Para ventilar e arejar a casa, abra as janelas, economizando, assim, no uso do ventilador. Essas atitudes parecem muito simples, mas, a longo prazo, você verá a economia que elas trazem.
  5. Evite deixar os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados na tomada. O modo stand by é um vilão de gasto de energia que passa quase despercebido. E, além de consumir energia, esse modo ainda encurta a vida útil dos eletrônicos. Por isso, quando não for usá-los, desligue esses aparelhos da tomada.
  6. Busque separar o lixo de acordo com sua categoria e recicle-o (ou envie para centros de coleta para reciclagem). É sempre bom quando os materiais descartados ganham uma nova função.
  7. As hortas verticais são uma boa opção para cultivar plantas medicinais, temperos e algumas hortaliças orgânicas, proporcionando uma alimentação saudável, economia e qualidade de vida.

 

Pensando em sair da casa dos pais? Confira nossas dicas para não passar aperto