Paralisadas há três meses, obras da Linha 3 do VLT são retomadas

Após três meses paradas, as obras de implantação do último trecho do VLT do Centro, que ligará a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, retomadas na última sexta-feira, começam a alterar o fluxo de algumas vias da região. Para implantar a Linha 3, já está interditado o trecho da Avenida Marechal Floriano entre a Avenida Tomé de Souza e a Rua Camerino. Na próxima sexta-feira, o bloqueio chegará à Marechal Floriano entre as ruas Camerino e Uruguaiana. Vias que cortam a Marechal Floriano também terão os sentidos de mão invertidos ou duplicados.

SERVIÇO DEPENDIA DE LICENÇA

Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Antônio Carlos Barbosa, as obras foram interrompidas no carnaval porque dependiam de licença do Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional (Iphan) para a escavação de 40 centímetros de solo. Ainda de acordo com Barbosa, as intervenções devem estar concluídas este ano.

– A paralisação não trouxe qualquer aumento nos custos do projeto. A PPP (Parceria Público-Privada) do VLT está integralmente igual ao que era antes. No cronograma original, o prazo era 15 de dezembro (de 2018), e ele continua valendo. Agora, só teremos que acelerar as obras, para entregar no mesmo prazo – disse Barbosa.

Conforme o projeto da Linha 3, com o término da construção, duas das quatro faixas da Avenida Marechal Floriano serão ocupadas pelos trilhos do VLT. As demais (uma em cada lado da pista) manterão o antigo fluxo: uma no sentido Avenida Rio Branco e a outra, na direção da Central. Como as vias laterais serão estreitadas, os ônibus deixarão de passar na Marechal Floriano.

A Linha 3 do VLT começará na Central do Brasil e terá três estações: Duque de Caxias (na Praça Cristiano Otoni), Camerino (próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita (que ficará na última quadra da Avenida Marechal Floriano, próximo ao Largo de Santa Rita). Logo em seguida, os trilhos se unirão à Linha 1, entre as estações São Bento e Candelária. A partir desse ponto, a Linha 3 reforça o atendimento aos passageiros que seguem até o Aeroporto Santos Dumont.

TRÊS TURNOS DE TRABALHO

O consórcio VLT carioca, responsável pela construção e administração das linhas, informou que as obras alcançarão a Avenida Rio Branco no mês de junho, e que os funcionários trabalharão em até três turnos, com mais de 200 operários mobilizados no pico das atividades. A Secretaria municipal de Transportes não se pronunciou sobre o retorno das obras.

Entre as mudanças viárias para a realização das intervenções, a Rua da Conceição terá o sentido invertido entre a Avenida Marechal Floriano e a Rua Leandro Martins. Ela funcionará em mão dupla trecho entre a Avenida Marechal Floriano e a Rua Teófilo Otoni.

A Rua dos Andradas também passará a operar em mão dupla entre a Marechal Floriano e a Teófilo Otoni, para permitir acesso ao local.

Linhas de ônibus das empresas Rio Ita, Pendotiba e Garcia, que encerravam seus trajetos na Marechal Floriano, passam a ter ponto final na Rua do Acre. As linhas das empresas Ingá, Coesa e Fagundes farão ponto final na Rua Camerino.

Fonte: O Globo, Rio

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