Controle de acesso de visitas durante o carnaval

Os dias de carnaval costumam ser bem movimentados nos condomínios brasileiros, principalmente em cidades litorâneas. É um verdadeiro desafio para o síndico, os funcionários e os moradores manter a ordem. Por isso, no post de hoje, falaremos sobre o controle de acesso de visitas durante o carnaval. Confira!

Como as cidades ficam mais cheias, a movimentação acaba sendo maior tanto nas ruas, como dentro dos prédios, o que tende a deixar os condomínios mais expostos a problemas e riscos. Mas pode ficar tranquilo, já que há atitudes que ajudam a evitar situações problemáticas e inseguras.

Para garantir maior segurança, é preciso ser rigoroso no controle de acesso ao condomínio, com algumas medidas, por exemplo:

  • Identificação dos visitantes, mediante documento de identidade;
  • Aviso aos condôminos sobre a presença da (s) pessoa (s);
  • Liberação de sua entrada somente após a permissão do condômino;
  • Em caso de dúvida do condômino, ele deve descer até a portaria, a fim de autorizar (ou não) a entrada do visitante;
  • Anotação de todos os visitantes (nome e algum documento), para maior controle.

Em vários momentos, uma portaria vigiada e os sistemas de segurança (câmeras, alarmes etc.) auxiliam o edifício, e é nas situações de maior fluxo, como no carnaval, que esses sistemas e procedimentos são essenciais, assegurando maior tranquilidade a todos.

Outras medidas também são importantes na garantia de segurança do universo condominial, como:

  • Antes de alugar seu imóvel, o proprietário deve conhecer para quem está alugando, para não colocar “qualquer pessoa” dentro do condomínio, representando risco para todos;
  • O síndico precisa buscar saber quais apartamentos estão vagos, quais estão ocupados por moradores e quais estão alugados, inteirando-se das finalidades dos locatários;
  • Porteiros e vigias que trabalham durante a noite precisam descansar bem, em sua folga, para que, ao assumir seus postos, estejam atentos e bem preparados;
  • Caso o condomínio tenha contrato com uma empresa de segurança patrimonial, deve solicitar a intensificação das rondas e o reforço dos sistemas de segurança, realizando-se, também, a inspeção do circuito de alarmes e câmeras.

E então, o que você achou das dicas que trouxemos na matéria de hoje? Esperamos que sejam realmente úteis, te ajudando a manter seu condomínio seguro e tranquilo, mesmo nos dias de carnaval. Aproveite e compartilhe esse post com seus vizinhos, já que a participação de todos é essencial!

 

Como refrescar os ambientes de casa usando plantas
Justiça nega pedido do MP e mantém cobrança do IPTU no Rio