Como refrescar os ambientes de casa usando plantas

Nessa época de calor intenso do verão, as plantas podem ser verdadeiras aliadas para refrescar os ambientes. Além disso, com muito charme, elas ajudam a decorá-lo, melhorando, ainda, a qualidade do ar. Confira, no post de hoje, informações sobre como deixar os espaços mais agradáveis com o auxílio das plantas!

Além da sensação visual de refrescância vinda do verde e das folhas, as plantas têm, de fato, poder nessa missão, tornando o ambiente em questão mais ameno e confortável. Isso acontece porque, em lugares muito quentes ou com pouca circulação de ar, as plantas “transpiram” água, auxiliando a refrigeração.

Como elas vivem trocando oxigênio e gás carbônico com a atmosfera, auxiliam, ainda, na limpeza do ar, já que têm a capacidade de absorver certos compostos químicos – que produtos (como os de limpeza) que usamos no cotidiano soltam. Mas, para funcionar, devem ser observados alguns detalhes.

Para poder contar com a ajuda das plantas na melhoria do clima de algum espaço, é necessário se atentar ao tamanho e quantidade. De forma geral, plantas muito pequenas não costumam dar o resultado esperado. Mas, calma, você não precisa de uma casa grande ou de uma floresta para conseguir esse feito.

Incluir o verde no ambiente pode ser mais fácil do que parece, mesmo para quem mora em apartamento, o que é a realidade de muitas pessoas. Tetos e cantos inutilizados da casa podem servir como abrigo para as plantinhas. Os suportes de chão também são muito utilizados.

Em relação às espécies ideais, é preciso analisar cada caso, já que os fatores que influenciam nessa decisão são variados – vento, luz, água, cuidados etc. A incidência de luz no local é um deles, evitando que as plantas sejam negativamente afetadas tanto pelo excesso, como pela falta de luz solar.

Algumas plantas são resistentes a ambientes com pouca luminosidade, ao mesmo tempo em que têm boa capacidade de purificação do ar. O Antúrio é um bom exemplo. Dentre as opções fáceis de cuidar e que auxiliam na purificação do ambiente estão a Espada de São Jorge e a Jiboia.

Certas espécies que têm folhas maiores, como a Maranta, Samambaia, Ciclanto, Palmeira Rafis, Palmeira Leque, Pau D’água e Cróton, também são recomendadas. Para colocar no alto, algumas como a Hera, o Lambari e, novamente, a Samambaia, além de ficarem lindas, são as mais indicadas.

É importante, também, que quem tenha crianças e/ou animais de estimação em casa, pesquise atentamente sobre as espécies tóxicas, evitando problemas. Esses e outros fatores são cruciais na escolha das espécies ideais para o seu cantinho. Esperamos que tenha gostado dessa matéria e de nossas dicas!

 

Locação por temporada no carnaval rende bons lucros
Controle de acesso de visitas durante o carnaval