Dicas para reduzir o uso de plástico em casa

Acabar com os hábitos que fazem mal ao planeta, e, por consequência, à nossa saúde e das futuras gerações, sempre vale a pena, não é verdade?! Então, para te dar uma mãozinha nessa missão, trouxemos, na matéria de hoje, dicas para reduzir o consumo de plástico. Confira!

O plástico é um material reciclável, porém, seu destino não é sempre correto, e ele acaba parando na natureza, levando até 500 anos para se decompor, causando danos enormes, e, inclusive, matando muitos animais. Por essa razão, daremos, a seguir, sugestões para reduzir seu uso:

 

  • Sacolas retornáveis

 

Uma atitude que pode ser tomada por todos em diversos momentos de compras (mercado, padaria, farmácia etc.) é trocar as sacolinhas plásticas tradicionais, oferecidas pelos estabelecimentos, pelas retornáveis – também chamadas de ecobags, levando-as para esses locais.

 

  • Descarte os descartáveis

 

Simplesmente opte, sempre que possível, por não utilizá-los. Prefira, por exemplo, usar guardanapos no lugar de pratos (e talheres) descartáveis.

 

  • Embalagens

 

Ao escolher entre as diferentes embalagens disponíveis de um mesmo produto, evite, sempre que houver outras opções, o plástico. O vidro e o papelão são mais fáceis de reciclar, além de, se descartados de forma incorreta, levarem menos tempo para se decompor.

 

  • A granel

 

Comprando à granel você opta por produtos mais baratos, menos processados e, ainda por cima, que ajudam na redução do desperdício de comida, bem como na do lixo. Compre a quantidade que precisa, podendo, inclusive, levar a sua própria embalagem retornável, gerando ainda menos lixo.

E então, o que você achou de nossas informações e dicas de hoje? Esperamos que tenha gostado e se inspirado para que, com a ajuda delas, consiga agir de forma mais consciente e amigável com o meio ambiente, preservando-o, em benefício dele, seu e de todos nós.

Clientes com maior consumo de energia já podem aderir à tarifa branca
Locação por temporada no carnaval rende bons lucros