Reserva de áreas comuns no condomínio

Na matéria de hoje, falaremos sobre a importância de reservar as áreas comuns do condomínio de forma organizada, da facilidade que é fazer isso de online, além de trazer dicas de utilização desses espaços, evitando mal entendidos e confusões. Confira todas as informações, a seguir!

Como é sabido, as áreas comuns do condomínio são de uso de todos os condôminos, porém, é importante instaurar algumas normas, para que os moradores e seus visitantes utilizem-nos corretamente, e, dessa forma, o prédio permaneça sempre em perfeito funcionamento.

O uso de qualquer ambiente comum não pode gerar prejuízos ao equilíbrio da convivência condominial, devendo ser preservado, sempre, o bem comum sobre o individual. Dessa forma, há deveres, que variam de acordo com cada Convenção e Regulamento Interno, mas podem ser, por exemplo:

  • Reserva antecipada de certas áreas (como salão de festas/gourmet, churrasqueira, quadras etc.), evitando qualquer confusão caso dois ou mais condôminos queiram utilizar a mesma área. A unidade que está reservando estará registrada, dessa forma, o morador recebe o direito de utilizar o espaço naquele dia, da mesma maneira que assume o compromisso de respeitar as regras do prédio com relação à utilização daquele local.
  • As visitas podem utilizar os espaços junto aos moradores do prédio, mas, assim como eles, precisam respeitar as regras estipuladas para aquele espaço. Deve ser observada, também, a quantidade máxima de pessoas permitidas naquele lugar – no caso de ser feita uma festa/confraternização, quando o número de convidados costuma ser maior.

Vale destacar que cada condomínio é responsável por definir, em assembleias (além de se guiar, prioritariamente, pela Convenção e pelo Regimento Interno), sobre as normas de utilização de cada um de seus espaços comuns, e os condôminos precisam segui-las, sob pena de advertências e multas.

A principal medida, como observado, é reservar a área comum, quando quiser usá-la com mais pessoas e/ou com um fim específico (festas, confraternizações, churrasco etc.). E uma facilidade na hora de fazer essa reserva é quando ela está disponível de forma online.

O sistema online da Prohome tem essa função – além de diversas outras. Dessa forma, o processo de reserva do espaço fica facilitado, sendo feito com muito mais agilidade pelos condôminos, além de os outros poderem visualizar as reservas de forma mais prática, verificando se a data que deseja está disponível, por exemplo.

Esperamos que, com esse post, tenhamos conseguido passar a importância das regras e da reserva dos espaços comuns de qualquer edifício, além de esclarecer a facilidade que é fazer isso através do sistema online, evitando burocracias desnecessárias e deixando tudo muito mais rápido e prático.

Economizando água no condomínio nas férias
O que fazer com a decoração de Natal depois das festas de fim de ano