Programação para férias escolares no condomínio

As férias escolares estão chegando e, com tantos dias de folga, as crianças ficam com muito tempo livre. Pensando em ajudar os pais e demais moradores do prédio com relação a isso, resolvemos falar, na matéria de hoje, sobre a programação para as férias escolares no condomínio.

Durante esse período, algumas áreas comuns do edifício, como quadras, piscinas, sala de jogos e playground, ganham mais visitantes. Além disso, o movimento também aumenta nos elevadores, escadas, garagem e outros espaços, que podem ser perigosos para as crianças.

É preciso que o condomínio tome alguns cuidados, garantindo a segurança das crianças e, na realidade, de todos os moradores, além de manter tudo organizado e funcionando perfeitamente, durante esse período de maior concentração de crianças e brincadeiras pelo prédio. Observe:

  • Crianças devem estar sempre acompanhadas por algum responsável, evidenciando-se que os funcionários não podem cuidar delas (nem “ficar de olho”, mesmo que por pouco tempo);
  • Crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas nos elevadores;
  • Elevadores, escadas, corredores e garagem são lugares onde as brincadeiras devem ser proibidas;
  • Os brinquedos, móveis e objetos de espaços como playground, sala de jogos e brinquedoteca devem ser constantemente verificados, evitando acidentes;
  • A tinta usada na pintura desses espaços precisa ser atóxica;
  • Ao fazer qualquer festa no condomínio, independente do tamanho e da idade dos convidados, é preciso deixar, na portaria, uma lista completa com os nomes, controlando o acesso ao prédio.

Agora, algumas dicas para distrair as crianças:

  • Os pais e responsáveis podem pensar na ideia de juntar as crianças do condomínio e levá-las a um passeio num parque, praia ou outro lugar de preferência, principalmente se não houver muito espaço ou atividades no prédio para elas brincarem;
  • Uma sala livre no condomínio pode ser usada para que as crianças brinquem com jogos de tabuleiro, bonecas, carrinhos, quebra-cabeças etc. Além da diversão, poderão interagir com as outras;
  • Criar uma biblioteca (com livros doados pelos próprios moradores) é uma alternativa ótima e muito educativa, além de não demandar muito espaço ou estrutura.

Essas são algumas sugestões de como aproveitar melhor esse tempo de descanso das crianças, mantendo o condomínio e seus moradores em segurança. Aliadas a um bom sistema de segurança, essas atitudes ajudam a manter o local seguro, garantindo a tranquilidade de todos os condôminos.

Ajuda do síndico – Gerenciamento de conflitos sobre vagas de garagem
Novo reajuste no gás de cozinha