7 dicas de manutenção para sua piscina

As piscinas dos condomínios residenciais costumam dar certo trabalho para os funcionários que fazem sua limpeza e manutenção. Necessitando de alguns cuidados e conhecimentos, principalmente quando muito utilizadas, elas pedem atenção especial. A seguir, sete dicas relacionadas à manutenção da piscina. Confira!

  • PH

O pH da piscina deve estar entre 7.0 e 7.4. Caso não esteja assim, deve-se ajustá-lo antes da aplicação do cloro, para que ele tenha, de fato, efeito. Para testar o pH, há aparelhos específicos no mercado. Já para seu ajuste, opte por fazer isso no período da manhã ou tarde, também com produtos específicos.

  • Cloro

O cloro deve ser aplicado na parte da tarde ou da noite. A frequência de sua aplicação varia com relação ao número de banhistas. No caso de uma piscina que receba fluxo diário de pessoas, deve-se aplicar o cloro também diariamente. Se for pouco usada, três vezes por semana são mais que o suficiente. Depois de 1h da aplicação, a piscina pode ser liberada para uso.

  • Filtro

O filtro ligado representa 50% do tratamento da água da piscina, movimentando a água, trocando o oxigênio e, com isso, evitando a proliferação de algas. O ideal é que seja ligado durante seis horas por dia, no verão. No inverno, o mesmo período pode ser mantido, mas pode-se ligar apenas a cada dois dias.

  • Areia do filtro

A areia do filtro deve ser trocada a cada 18 meses. Em piscinas residenciais, deve ser lavado toda semana. Já em clubes e condomínios, deve-se lavar duas vezes por semana – três minutos na opção de lavagem e dois na de enxague já são suficientes.

  • Água verde

Isso ocorre porque as algas (muito pequenas), presentes no ar, eventualmente caem na piscina e, caso nada impeça seu desenvolvimento, elas proliferam, causando a coloração esverdeada. É preciso manter a limpeza da piscina em dia, para que isso não ocorra. E, caso a alga já tenha se manifestado, deve-se colocar produtos para matá-la, como o algicida.

  • Cabelo verde

Isso acontece porque alguns algicidas à base de cobre, em contato com os cabelos loiros, podem deixá-los esverdeados. Para eliminar essa coloração das mechas, lave-as com vinagre de maçã ou leite.

  • Piscina aquecida

A piscina aquecida consome mais cloro, pois a proliferação de contaminantes é mais rápida. A água quente tem uma tendência a subir o pH, por isso, faça avaliações do nível de pH mais frequentemente. O melhor cloro para essa piscina é o hipoclorito de cálcio.

Esperamos que com essas informações e dicas que trouxemos hoje tenhamos te ajudado a cuidar melhor e mais facilmente da piscina, mantendo sua manutenção em dia, e, dessa forma, evitando pragas, algas e insetos, além de problemas na pele dos banhistas.

O que você precisa saber sobre Eficiência Energética
Brasil é quarto país com mais empreendimentos certificados pelo LEED