Como deixar a casa mais aconchegante com plantas

As plantas são amadas por muitas pessoas, seja pelo visual, pela qualidade do ar que é melhorada com sua presença, e até pela “terapia” que cuidá-las acaba se tornando. De qualquer forma, resolvemos aproveitar isso e trazer, no post de hoje, dicas de como deixar a casa mais aconchegante com plantas. Confira!

Ter plantas em casa pode gerar inúmeros benefícios. O primeiro deles é dar vida a qualquer espaço. Além disso, ajudam a purificar e umidificar o ar – de maneira totalmente natural. Elas também removem toxinas, através do oxigênio fresco que trazem.

Elas deixam qualquer casa/apartamento com cara de lar, levando vida, calor e aconchego. O verde é uma cor que, na nossa mente, tem um efeito relaxante, conectando-nos à natureza e, por seu efeito calmante, harmoniza os ambientes, transmitindo conforto a eles.

Em relação às espécies, tudo dependerá de alguns fatores. O tamanho do espaço deve ser levado em consideração, além do estilo do morador, seu tempo e/ou disposição para cuidar das plantas, além da presença, ou não, de crianças e animais de estimação (pois há espécies tóxicas).

Algumas que costumam se adaptar bem a maioria dos espaços e são potentes no quesito “purificação do ar” são a espada-de-São-Jorge, a samambaia americana, babosa, jiboia e clorofito. Acrescidos aos fatores mencionados anteriormente, também deve ser pensada a questão da luz nas espécies.

As plantas podem (e devem!) ser levadas não só para as casas e apartamentos, mas também para salas e lojas comerciais, afinal de contas, elas melhoram a concentração e criatividade, dois pontos importantes dentro de um escritório. Porém, vale repetir, nesses ambientes, observe bem a questão da luz incidente.

Dentro de casa, algumas dicas para aliar as plantas com a decoração são:

  • Criar uma horta, o que te ajudará também na questão alimentar. Se você não tem espaço para isso, pesquise como fazer uma pequena, utilizando vasos ou outros aparatos, plantando, por exemplo, temperos e ervas.
  • Faça um minijardim no parapeito da janela, combinando várias plantas da mesma espécie (como diferentes cactos) ou fazendo um mix, com plantas de diversos tamanhos e texturas.
  • Que tal fazer um terrário? Utilize uma jarra de vidro e opte por plantas que amem umidade, como, por exemplo, a peperômia e a geastrales.
  • Se não quer ter muito trabalho, opte por uma única planta robusta no ambiente, como uma árvore-de-borracha, um cacto alto ou uma euphorbia grande.

E então, o que achou de nossas sugestões?! Você também pode incorporar as plantas e a natureza em outras partes da sua casa, usando, por exemplo, quadros, almofadas estampadas, e muitas outras opções. Esperamos que tenha gostado da matéria de hoje e de nossas ideias!

LED: mais verdades que mitos!
O que você precisa saber sobre Eficiência Energética