ONU destaca os perigos do plástico em documentário

Já parou para pensar que as principais qualidades do plástico são também os seus maiores defeitos? As pessoas costumam utilizá-lo porque o consideram prático e durável. Estas mesmas características, porém, o transformam em um grande vilão para o meio ambiente. Boa parte do plástico que é consumido é descartada logo após o uso e, na maioria das vezes, de forma incorreta, indo parar em aterros e oceanos.

Estima-se que o mundo produza mais de 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos, e os estragos causados pelo mau uso desse material já podem ser percebidos. As aves e os animais marinhos são exemplos de espécies que sofrem bastante com tal situação. Ao confundirem plástico com comida, os animais ingerem resíduos desse material, indo muitas vezes a óbito.

Para alertar sobre a quantidade absurda de plástico presente nos oceanos, a ONU criou um minidocumentário bastante impactante sobre as consequências que o material traz para o planeta. Apresentado durante a Conferência sobre os Oceanos, realizada em junho, em Nova York, o vídeo destaca a grave situação das aves marinhas. Algumas cenas mostram a quantidade de plástico encontrada dentro desses animais, uma triste realidade que ameaça a evolução da vida marinha.

Confira o documentário abaixo:

Triste e revoltante, não é mesmo? O vídeo desenvolvido pela ONU só reforça que, se o consumo de plástico continuar no ritmo atual, o meio ambiente sofrerá sérias ameaças. Por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte. Então, vale lembrar algumas dicas importantes para você por em prática na sua casa e no condomínio:

  • Adote a coleta seletiva.
  • Caso em seu bairro ou cidade não exista coleta seletiva, separe os recicláveis e procure uma cooperativa que compre ou recolha esses materiais.
  • Não utilize sacolas plásticas! Use sempre sacolas retornáveis.
  • Evite o consumo de produtos embalados em garrafas PET! Prefira as latinhas, que possuem alto índice de reciclagem, e os vidros que possam ser retornados.
  • Caso não seja possível abrir mão de algum produto embalado em garrafas plásticas, sempre faça o descarte correto desse material.
  • Não utilize descartáveis!

Com essas simples atitudes, você já estará fazendo a sua parte para ajudar a preservar o meio ambiente. Contribua para a saúde do nosso planeta! Compartilhe com seus vizinhos e amigos!

Fonte: Condomínios Verdes

Assembleias de condomínio – Como tornar esse evento atrativo
Escadas ou elevadores – o que escolher?