Cuidados na hora de comprar um imóvel na planta

Quando se decide comprar um imóvel na planta, é necessário atentar para alguns cuidados importantes antes de fechar o negócio. Sobre esse assunto falaremos no post de hoje. Por isso, mesmo que você já tenha conseguido se planejar financeiramente e esteja decidido, preste atenção nas informações a seguir.

Além do controle financeiro, que é essencial, quem está procurando um imóvel para comprar, e optou por um na planta, seja pela facilidade de pagamento, ou pela possibilidade de maior personalização do espaço, deve estar atento em algumas partes do processo. Confira nossas dicas!

 

  • Construtoras

 

Investigue a construtora responsável por executar a obra, pesquisando sobre outras construções feitas, qualidade das obras e reputação no mercado. Se quiser, visite outros empreendimentos construídos pela empresa, observando detalhadamente as edificações e conversando com os moradores sobre a estrutura do prédio, cumprimento de prazos etc. Analise, também, se a construtora tem alguma pendência judicial ou em órgãos de proteção ao consumidor.

 

  • Incorporadoras

 

A melhor maneira de fechar um negócio seguro é pesquisando bastante e contando com um apoio profissional. Algum amigo corretor ou mesmo um de sua imobiliária de confiança pode dar mais informações sobre a incorporadora do prédio que você está de olho. A incorporadora é a responsável por articular os negócios com os compradores, formalizando os registros imobiliários. Busque, por exemplo, informações sobre outros trabalhos realizados e prazos.

 

  • Documentos

 

Antes de comercializar um imóvel na planta em construção, as incorporadoras precisam registrar uma infinidade de documentos. Eles são necessários para que a venda seja regular, legal. Antes de fechar um negócio, é importante ter acesso a toda a documentação relacionada ao empreendimento. Solicite a incorporadora uma cópia do memorial de incorporação da obra – que possui registros detalhados de tudo o que será construído, materiais e equipamentos utilizados, e a discriminação dos responsáveis pelo empreendimento.

 

  • Local

 

É importante conhecer o local e o entorno da obra. Então, não se limite às informações passadas pela incorporadora, e visite o local, descobrindo informações sobre a vizinhança, movimento, ruídos, opções de transporte público, qualidade das vias e acessibilidade, infraestrutura do bairro e diversos outros tópicos.

 

  • Contrato

 

Após ter certeza sobre a construtora, incorporadora, o empreendimento, em si, o bairro e tudo mais, tomando sua decisão por comprar o imóvel, é essencial ler com todo cuidado e atenção o contrato, que contém todas as informações necessárias do processo de compra e venda. Se puder, conte com a ajuda de um profissional para checar se está tudo certo antes de assinar o documento. Todos os documentos devem ser registrados em cartório para que possam ser legalmente reconhecidos.

 

  • Seguro

 

Num processo de compra e venda de imóvel, o seguro serve de garantia para ambas as partes, protegendo tanto a administradora de uma possível inadimplência do comprador, quanto o comprador de possíveis irregularidades da administradora. É importante observar se seu nome também consta na cláusula dos beneficiários do contrato de seguro. Caso contrário, ocorrendo alguma irregularidade, apenas a incorporadora poderá ser amparada (sendo a única beneficiária do seguro).

E então, você já tinha parado pra pensar em todas essas questões?! Esperamos que tenha gostado da matéria e que tenhamos conseguido transmitir a importância de cada tópico mencionado, e, com isso, te ajudado nesse momento tão importante, que é a compra de um imóvel.

Tudo o que você precisa saber sobre Pinturas de Fachadas
Nova lei municipal estabelece multa para quem exagerar no barulho