O que você precisa saber sobre Encanamentos?

Ao fazer uma reforma ou obra, alguns detalhes merecem atenção especial e uma parte muito importante é a hidráulica da casa/apartamento. Tubos, encanamentos, registros e outras peças devem ser tratados com cuidado. No post de hoje, trouxemos informações sobre esse assunto.

Elegemos, a seguir, uma lista de alguns erros comuns, que podem causar um estrago muito grande e, por isso, precisam ser evitados. Por essa razão, separamos, também, sugestões simples de como agir. Confira nossas dicas abaixo e fique atento quando fizer uma reforma.

  • Usar um só registro para a casa inteira

Cada registro deve atender a um ambiente com pontos de água. Portanto, coloque um em cada banheiro, lavabo, cozinha, área de serviço, espaço externo etc. No caso de surgir algum problema, apenas o trecho problemático será fechado, sem comprometer o abastecimento de água na casa toda.

  • Não guardar um plano de instalação hidráulica depois da obra

Como os canos ficam dentro das paredes e, por isso, invisíveis, é importante guardar um projeto ou planta de toda a parte hidráulica da casa. Caso não tenha, peça para o encanador fazer um desenho dos cômodos ou, ainda melhor, tire fotos das paredes e chão antes de fechá-los, com os tubos aparentes.

  • Conversar com o encanador apenas sobre os pontos de água que deseja ter/mudar, não se importando com o a instalação dos canos

Tubulações mal feitas são as principais causas de problemas com água fria. É essencial saber quais tubos serão utilizados, por onde passarão, além de testá-los, o que é muito importante, antes de fechar as paredes.

  • Preocupar-se com a beleza das louças e torneiras, ignorando a funcionalidade

É claro que todos querem ter bonitas torneiras e louças instaladas, mas um encanador deve orientar a compra das peças, pois de nada adianta ter as mais belas, se são inadequadas para aquele uso ou se forem instaladas de maneira equivocada.

  • Guardar tubos e conexões de qualquer forma

Alguns cuidados são de extrema importância durante a obra. Por exemplo, os tubos devem ser guardados em posição horizontal, enquanto as conexões devem ficam em sacos ou caixas. Ambos devem ser armazenados em lugar sombreado, sem a incidência solar – que danifica as peças.

E então, você já cometeu algum desses erros? Esperamos que, com a matéria de hoje, você consiga evitá-los, tendo uma reforma mais tranquila e bem planejada e organizada, o que, no final das contas, é a chave para tudo fluir melhor.

Projeto de arborização transforma bairros do RJ
Como valorizar as áreas comuns do condomínio?