Saiba como escolher a cortina ideal para o quarto

Além de tornar o ambiente mais bonito e confortável, o modelo certo auxilia na qualidade do sono.

Independentemente do estilo de decoração que uma casa tenha, as cortinas e persianas são itens obrigatórios em diversos cômodos. No caso dos quartos, elas não só deixam o ambiente mais aconchegante como também melhoram a acústica e escurecem o espaço – este último ponto, indispensável para um sono mais saudável.

Vale lembrar: diversos estudos apontam que dormir em um ambiente claro, com interferência de luz, pode perturbar processos importantes do nosso corpo, responsáveis por regularizar nosso metabolismo.

Dúvidas na hora de escolher a cortina certa para o seu quarto? A seguir, confira algumas dicas para fazer a escolha perfeita e ter uma noite de sono tranquila:

1. TECIDO
Para garantir noites mais relaxantes, eliminando a luminosidade externa, as cortinas chamadas blackout são as melhores opções. Isso porque elas são feitas com um tecido mais espesso, capaz de bloquear 100% da passagem de luz.

Outra vantagem deste modelo tecnológico é que as cortinas blackout aumentam a vida útil de pisos e móveis, protegendo-os contra a ação dos raios ultravioleta.

2. TAMANHO
Além do tecido, é importante estar atento ao modelo escolhido. Aqueles que dispensam emendas, por exemplo, são bons investimentos, pois não apresentam frestas e evitam o escape de luminosidade.

3. COR
Como o quarto é um ambiente de descanso e relaxamento, procure optar por cores que acalmam e ajudam a trazer tranquilidade. A dica é investir nas tonalidades mais frias, como bege, quartzo rosa, cinza e azul.

Fonte: Revista Casa & Jardim

Novas utilidades para a área de serviço e dependências
Como fazer uma decoração sustentável para a sua festa junina?