Aconchego com clima ameno

Em março teve início oficialmente o período das estações mais frias do ano. Uma época que, para quem é da região litorânea do Estado, traz sempre uma sensação de conforto em função da temperatura mais amena e agradável que costuma fazer. E por que não trazer essa atmosfera tão aconchegante para dentro de casa? Para curtir melhor o friozinho, especialistas ensinam que, com bom gosto e criatividade, é possível criar ambientes aconchegantes e acolhedores dentro das residências e apontam as áreas de lazer favoritas nos condomínios durante estações frias.

Para trazer a atmosfera do outono para dentro de casa, vale investir em uma decoração com cestos de palha, velas, galhos secos e objetos como vasos em cerâmica, ensina o arquiteto Avner Posner. “Um arranjo sem flores e com bastante folhagem pode enfeitar aparadores, rack, mesa de centro e até mesmo a mesa principal da sala. Aproveitando que o cobre está na moda, itens de decoração com este acabamento, como vasos, cinzeiros, castiçais, relógios, centros de mesa e capas de almofada ficam bonitos e são fáceis de encontrar”, ensina Posner.

Cores em tons de marrom, luminária em ferro e uma manta quentinha são os itens utilizados para deixar o clima agradável nos projetos da designer Melina Mundim. Segundo ela, a utilização da madeira também é uma ótima alternativa para quem pode fazer grandes alterações nos ambientes. “Mas para quem quer apenas pequenas mudanças, pintar as paredes em tons de marrom ou apostar em papéis de parede nessas tonalidades já faz uma grande diferença. Junto a isso, esculturas, candelabros ou mesmo uma peça de mobiliário em ferro combinam muito bem com essa época do ano”, sugere Melina.

Mas para quem quer fugir da seriedade do marrom, tons de verde mais fechados são a grande tendência segundo Mundim, que também sugere mesclar a cor ao laranja e vermelho, principalmente em almofadas, roupas de cama, capas de sofá, cortinas e tapetes. “E nos metais, a aposta é o cobre e dourado. Móveis coloridos ou com estampa chegam com tudo, assim como os de pátina. A iluminação mais apropriada para criar essa atmosfera deve vir de forma indireta ou por meio de abajures”, completa a designer.

Tapetes para deixar a casa mais acolhedora são a aposta da designer Laura Santos nesse outono-inverno. “Os de pelos altos aquecem mais o espaço, porém, para os alérgicos os de pelo baixo podem ajudar a criar uma atmosfera acolhedora, sem transtornos para saúde”, ensina.

Já a arquiteta Ana Lívia Werdine aposta no conforto para passar as estações frias dentro de casa com estilo. “Almofadas são ótimas opções porque esquentam o ambiente e oferecem comodidade. Tecidos como linho e camurça, além de móveis que promovem um relaxamento, como poltronas e sofás retráteis, estão em alta, não só nesta estação, mas durante todo o ano”, finaliza Lívia.

Condomínios – Quando o tempo começa a esfriar, chega também a vontade de se recolher em ambientes aconchegantes, assistir a um filme, ler um bom livro e, para os mais habilidosos na culinária, preparar algumas receitas. Por isso, cada vez mais oferecem o máximo de conforto e comodidade, desenvolvendo espaços perfeitos para o lazer e aconchego, também nas estações mais frias, como explica Naum Ryfer, diretor da construtora Pinto de Almeida.

“Não faltam opções de lazer para o frio. Em um recente empreendimento, por exemplo, os futuros moradores contarão com home cine, para curtir um bom filme, enquanto as crianças poderão se distrair na brinquedoteca. Também será possível se divertir com os amigos no salão de jogos e curtir uma noite gastronômica em um espaço gourmet, com churrasqueira e forno de pizza. Com as temperaturas baixas, relaxar em um sauna ou fazendo uma massagem na sala de massagens do condomínio. Para quem gosta de se exercitar, o empreendimento possuirá espaço fitness indoors e piscina aquecida. Já quem prefere cuidar da aparência, desfrutar de um dia de beleza em um salão próprio. A novidade, perfeita para essas estações, fica por conta do Wine Bar, um espaço decorado em estilo rústico e dotado de uma adega climatizada”, conclui Ryfer.

Fonte: O Fluminense

Vereadores devem aprovar emenda que permite o fechamento de varandas na Zona Sul
4 medidas para reduzir despesas do condomínio