Decoração: cores para a sua casa

Quando o assunto é decoração, um tópico de essencial importância é a escolha das cores, que podem alterar todo o ambiente e até o humor de seus frequentadores. Pensando nisso, resolvemos trazer, no post de hoje, ótimas dicas para te ajudar a escolher a cor certa para os espaços da sua casa – ou escritório.

A cor e a maneira que é aplicada são peças chave para formar a atmosfera da casa, afetando, diretamente, corpo e mente das pessoas. Antes de se decidir e comprar várias latas de tinta, preste atenção em sete diquinhas que daremos a seguir, para escolher da melhor maneira.

  1. O espaço: observar bem o ambiente que será pintado é necessário, avaliando, por exemplo, o tamanho do espaço, dos móveis e objetos, os tons já presentes… Combine tudo de forma equilibrada.
  2. Preferências: leve em consideração os gostos de quem mora no local e/ou frequenta muito o espaço. Cada pessoa reage de uma forma aos diferentes tons. Por isso, novamente, o equilíbrio se faz necessário.
  3. Representam: de forma geral, cores mais quentes são estimulantes, enquanto as mais frias representam calmaria, ajudando no descanso. Preste atenção a esse detalhe ao pintar diferentes cômodos.
  4. Iluminação: lâmpadas brancas clareiam tonalidades, enquanto as amarelas podem esquentá-las e intensificar a cor. As coloridas, por sua vez, podem mudar totalmente a matiz da parede.
  5. Definição: o que, exatamente, será pintado? Várias paredes, uma só, metade dela, o cômodo todo? Ao pintar apenas uma parede todo o ambiente já será transformado. Por isso, defina, com calma, o que será pintado.
  6. Inspirações: para poder escolher melhor e se inspirar, procure, em revistas e na internet, ambientes com as cores que você tem em mente. Isso te ajudará a escolher e a ter uma melhor ideia de combinações, por exemplo.
  7. Simulando: já estão disponíveis nas lojas virtuais (dos smartphones, tablets etc.) programas que simulam as cores nos ambientes. Isso serve para testar a cor antes de pintar, definitivamente, tendo uma melhor noção.

Bom, agora que você já tem todas essas informações, já pode analisar e eleger, com mais calma e segurança, as cores. Elas têm o poder de mudar a cara do espaço, levando vida e renovação para o ambiente. Mãos na massa! – Ou no pincel.

Museu do Amanhã ganha prêmio internacional por inovação verde
Conta de luz no Rio terá redução de 5% em abril