Dia da Água – Dicas de como economizar água

O Dia da Água está se aproximando e, com ele, a importância dessa preciosidade vem refrescando nossa memória. Por isso, resolvemos trazer, no post de hoje, uma matéria falando sobre esse recurso natural, além de algumas dicas para te ajudar a economizá-lo. Continue lendo e fique por dentro de tudo!

Sabemos que a água é essencial para a sobrevivência de todos nós – bem como das futuras gerações. Grande parte do nosso planeta é coberta por água, porém, estima-se que apenas 0,77% de toda essa água sejam potáveis, ou seja, próprios para consumo, distribuídos de maneira irregular por todo o mundo.

A data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, para homenagear, mundialmente, e enaltecer a importância desse bem foi o dia 22 de março, e, todo ano, perto desse dia, discussões que giram em torno do tema são feitas, pensando em sua preservação e melhor cuidado.

Para te ajudar a fazer a sua parte, já que a de todos é essencial, separamos algumas dicas simples para economizar água em situações do dia-a-dia. Veja só:

  • No banho: feche o chuveiro quando não precisar dele, deixando a água aberta apenas para se enxaguar, fechando ao usar sabonete e shampoo, por exemplo.
  • Ao escovar os dentes: aqui, é a mesma coisa. Abra a torneira apenas quando precisar.
  • Descarga: deve-se verificar a válvula, confirmando se não possui nenhum defeito, além de acionar a descarga apenas uma vez.
  • Lavando louça: assim como na hora de escovar os dentes, abra a torneira apenas para enxaguar as louças – de preferência, tudo de uma vez, depois de ter ensaboado todas. Na máquina, sempre a encha antes de usar.
  • Rega de plantas: opte por molhar jardins usando a mangueira com esguicho-revólver ou com um regador. Nos dias mais frescos, regue-as dia sim, dia não.
  • Lavando o carro: reduza as lavagens – uma vez por mês é suficiente. Use um balde de 10 litros, nunca a mangueira, tanto para ensaboar, como para enxaguar. Você pode reaproveitar água nessa tarefa, como, por exemplo, a que sai da máquina de lavar roupas.

Com todas essas informações, fica mais fácil usufruir melhor desse bem, economizando-o, o que é muito necessário nos dias de hoje. Por isso, faça, sempre, a sua parte, usando, de maneira consciente, a água, e incentivando sua família, amigos e vizinhos e fazerem o mesmo.

Volta às aulas sustentável
Museu do Amanhã ganha prêmio internacional por inovação verde