Como economizar energia usando os elevadores

Um desafio enfrentado pela maioria dos condomínios, se não todos, é a eficiência e economia energéticas. E, como um dos vilões dessa questão é o elevador, resolvemos trazer, no post de hoje, informações sobre o consumo de energia desse item, além de dicas para ajudar a diminuí-lo. Veja abaixo!

  • Botão acionado: após acionado, o botão não gasta energia a mais, por mais que a pessoa o pressione várias vezes até que o elevador chegue. Porém, se há mais de um elevador e o usuário aperta todos os botões, aí, sim, o gasto será maior.

Dica: quando o caso for de mais de um elevador no prédio, a melhor opção é o comando duplex, que operam por proximidade, economizando energia.

  • Porta aberta: segurar a porta do elevador aberta por alguns minutos não aumenta a energia consumida, mas pode atrapalhar outra pessoa que esteja esperando pelo elevador.

Dica: se puder, libere a porta, livrando, por conseguinte, o elevador, para que alguém que esteja precisando utilize-o.

  • Elevadores modernos: a tendência é que quanto mais antigo for o elevador, mais ele gaste energia, já que os modelos atuais são fabricados de modo a consumir menos energia.

Dica: assim que possível, modernize o elevador, e sempre faça sua manutenção corretamente, já que a manutenção preventiva é mais barata que a corretiva.

  • Iluminação interna: esse é um fator que consome muita energia, já que as luzes dos elevadores ficam sempre acesas.

Dica: opte pelas lâmpadas de LED, que, apesar de mais caras, são mais econômicas e logo compensam o investimento.

É fundamental, tanto para o nosso bolso, como para o planeta, que consumamos a energia elétrica de forma consciente e eficiente. Esperamos ter te ajudado, com esses tópicos e dicas de hoje, a esclarecer algumas questões e a melhor utilizar o elevador, ajudando na economia elétrica.

Prepare sua casa para a chegada de um animal de estimação
Como melhorar a comunicação entre síndico e condôminos