Como fazer uma decoração sustentável para o fim de ano

Uma coisa que não pode faltar no fim de ano de qualquer casa é a decoração especial para esse momento mágico e divertido das festas de Natal e Réveillon, não é verdade?! Nossos lares ficam muito mais belos e aconchegantes quando são preparados para essa época.

Mas e se essa decoração for pensada para ser ecologicamente correta, reaproveitando alguns objetos que seriam jogados no lixo?! É sobre isso que falaremos no post de hoje, com dicas sustentáveis para te ajudar a enfeitar sua casa para as festas de final de ano. Confira!

  • Papel: reutilizar jornais, revistas e folhas descartadas para formar um buquê de flores, por exemplo, é uma ótima ideia! Além disso, você também pode cortar os papéis em formato de folhas, para criar uma guirlanda, ou montar (exigindo mais trabalho e talentos manuais) um presépio com personagens de papel.
  • Lâmpadas: quando queimam, ao invés de serem jogadas fora, as lâmpadas podem ser reaproveitadas, transformando-se em enfeites natalinos. Pinte-as (de vermelho, azul, dourado, prateado…), adicionando glitter e fitas (caso queira), transformando-as, por exemplo, em enfeites para pendurar na árvore.
  • Garrafas PET: com diferentes partes de uma garrafa de plástico podem ser feitos sinos (parte de cima + boca), árvores (com uma quantidade grande de garrafas) e flores (tampas e alguns pedaços de tecidos e fitas). Use muita cor e aproveite para espalhar alegria!
  • Palitos de sorvete: reaproveite-os para montar flocos de neve. Basta colá-los na forma de um asterisco e depois, se quiser, pintá-los de branco, prateado ou azul claro, podendo pendurá-los tanto na árvore, quanto em outros lugares, como outras plantas da sua casa ou janelas.
  • Rolhas: com elas, lindas e totalmente únicas guirlandas podem ser feitas. Essa é uma ideia original, que dá um pouco de trabalho, mas não é difícil, necessitando apenas das rolhas, arame e cola quente para prendê-las. Você também pode usar fitas ou pedaços de tecidos para incrementar sua criação.

Viram só quanta coisa legal pode ser feita, e, o melhor, de forma sustentável?! Aproveite essas dicas e essa época do ano e dê ao seu cantinho um ar todo especial, personalizado e lindo. E aproveitamos para desejar um ótimo Natal para todos! ☺ 

Vai viajar neste fim de ano? Saiba como manter as plantas saudáveis!
Procedimentos de emergência em condomínios