Vai viajar neste fim de ano? Saiba como manter as plantas saudáveis!

Com a proximidade das Festas de Final de Ano, a maioria das pessoas começa a planejar como aproveitar da melhor forma esta época tão festiva. Como muitas empresas entram em recesso, viajar torna-se uma opção para muitas pessoas. Planejar onde será a ceia de Natal e se o Réveillon será em outra cidade já está na listinha de decisões a serem tomadas. Mas, quando você viaja nesta época do ano, quem cuida das suas plantas?

Muitas pessoas pedem para parentes ou vizinhos regarem as plantas enquanto aproveitam as comemorações. Mas, e quem viaja com a família toda ou não tem ninguém para pedir essa ajuda? Como faz? Pois bem, você sabia que existem truques e dicas que ajudam a manter as plantas úmidas por mais tempo? Confira as dicas que a nossa parceira Carol Costa, do portal Minhas Plantas, preparou pra gente!

1) Coloque uma cobertura vegetal na superfície do vaso

Você sabia que a maior parte da água que a planta recebe é usada para que ela não superaqueça e mantenha o controle de sua temperatura? Por isso, é muito importante colocar uma camada de cobertura vegetal na superfície do vaso, pois isso evitará a perda de água e manterá a terra úmida por mais tempo.

E sabe quem ensinou isto aos jardineiros? A própria natureza!

 Já reparou que, ao passear em parques ou em locais com muitas árvores e plantas, é muito comum encontrar folhas secas e pedaços de árvores no chão? Sabe por que isso acontece? Pois a natureza é sábia e, por si só, estabelece mecanismos para a proteção do solo. Bacana, né?

Além de manter a terra úmida por mais tempo, a camada de cobertura vegetal também garantirá que os nutrientes que a planta precisa para sobreviver estejam disponíveis para ela por mais tempo!

Outra função importante da cobertura vegetal é evitar a proliferação da praga. Isso porque a praga ficará na cobertura ao invés de atingir a planta!

Principais tipos de cobertura vegetal:

  • Casca de Pinus
  • Cavaco de Madeira
  • Musgo desidratado
  • Fibra de coco
  • Aparas de grama
  • Palha de arroz carbonizado

2) Vale proteger o vaso com aquelas pedrinhas decorativas?

As pedrinhas evitarão que a terra perca água por evaporação, mas elas não contribuirão com a questão nutricional da planta. Elas basicamente irão proteger a planta do sol.

3) Utilize uma camada grossa

Independente da cobertura que você escolher, coloque uma camada grande no vaso! Nada de economizar na proteção da planta! 😉

4) Planta adubada sempre segura mais água do que a não adubada.

Portanto, outra dica bacana é sempre adubar as plantas. Além de garantir a renovação dos nutrientes que a planta precisa para crescer saudável, o adubo ajudará a manter a umidade da planta.

5) Mantenha os vasos próximos

Os vasos, quando colocados próximos uns dos outros, criam uma massa de vapor que protege as plantas da desidratação. Então, se você for viajar, junte todas as plantas em um único local.

6) Vasos suspensos desidratam mais rápido

Devido à ação do vento, os vasos que ficam pendurados costumam perder mais água, portanto, merecem atenção especial antes de uma viagem.

Gostaram das dicas? Para viagens curtas, como esta que fazemos nas festas de fim de ano, essas dicas são valiosas. Ao voltar para casa, provavelmente você encontrará suas plantas em bom estado. Mas, ao retornar, é importante que você dedique um tempinho para as plantas, para avaliar o estado de cada uma delas e oferecer cuidado especial caso alguma precise. Compartilhe essas dicas com seus amigos e aproveite bastante as festas de fim de ano! 😉

Fonte: Condomínios Verdes

Parque das Figueiras é aberto, e Lagoa ganha nova área de lazer
Como fazer uma decoração sustentável para o fim de ano