Como aproveitar a luz natural durante o verão

Com o verão chegando, uma das coisas que podemos fazer para economizar na conta de luz, e, ainda por cima, ajudar o planeta, é usufruir da luz natural, prolongada com o horário de verão. Confira, no post de hoje, dicas de arquitetura e decoração para, com uma casa bem pensada, se beneficiar desse momento do ano (e de vários outros!). Nos locais que for necessário isolamento acústico, pode-se recorrer aos vidros duplos, triplos, ou de 20mm.

  • Opte por paredes de vidro: usar vidro numa extensão de área, principalmente para fora da casa, permite que a luz passe muito mais, além de também poder aproveitar a vista exterior. Onde é necessário isolamento acústico, pode-se recorrer aos vidros duplos, triplos, ou de 20mm.
  • Faça bandeiras: são aberturas feitas nas partes de cima de portas e janelas, ou mesmo em partes superiores de paredes, em plano horizontal. Os vãos das bandeiras têm, normalmente, de 40 a 50 centímetros de altura e o comprimento varia muito. Podem ter tanto vidro fixo, como basculante.
  • Abra claraboias: aquelas aberturas no teto, que permitem a passagem de luz. Podem ser fechadas com vidro, policarbonato ou acrílico. Não há medidas máximas ou mínimas, mas é importantíssimo impermeabilizar todo o perímetro da claraboia (normalmente, com silicone).
  • Portas de vidro: pela questão da privacidade, são melhores opções para separar áreas internas de externas, como varandas e outros espaços de lazer. As portas devem ter a espessura mínima de 10 milímetros, para terem maior resistência.
  • Faça seteiras: são vãos verticais nas paredes, que podem ser de vidros fixos ou móveis, ou apenas aberturas, permitindo a passagem de ventilação e luz. São muito usadas ao lado de portas de entrada. Não existem medidas mínimas ou máximas, mas recomendados novamente a atenção quanto à impermeabilização.

Viram como alguns detalhes na construção ou reforma de nossa casa fazem uma diferença enorme, tanto na aparência, dando um charme e personalidade ao ambiente, quanto na funcionalidade e melhor aproveitamento da luz natural? Por isso, na hora de pensar em mudanças nos seus cantinhos, sugerimos considerar nossas dicas!

Novo trecho do VLT entra em fase de teste no Rio
Fique atento: agora as lâmpadas LED são certificadas pelo Inmetro