Decoração: cantos da casa podem ser aproveitados

Nos dias atuais, é muito comum encontrar casas e apartamentos cada vez mais compactos, o que leva as pessoas a buscarem alternativas para aproveitar cada espaço possível dentro do imóvel. Para criar um lugar agradável e aconchegante, mesmo em um imóvel pequeno, uma boa opção é utilizar cada espaço do ambiente, inclusive os cantos. Seja para guardar objetos ou deixar o ambiente mais organizado, é possível até mesmo transformar um cantinho em um lugar especial.

Segundo a designer de interiores da Grand Construtora, Geruza Calvalcante, usar a criatividade para aproveitar cada parte de um ambiente pode transformar o espaço. “Os móveis podem ser usados de forma criativa, contribuindo com a estética e a funcionalidade do ambiente. Armários, prateleiras, nichos e estantes são itens estratégicos para conseguir bons espaços” destaca.

Móveis sob medida

Os móveis sob medida são recursos essenciais para não deixar nenhum canto inativo. De acordo com Geruza, os projetos elaborados são feitos sob medida para atender às necessidades específicas do ambiente e são ideais para não desperdiçar nenhum centímetro.

Cores neutras

As cores neutras e claras ajudam a manter o ambiente com aspecto de amplitude e iluminado, e por isso são ótimas opções para apartamentos pequenos. O ideal é manter a cor neutra predominante inclusive nos móveis, e mesclar com pontos de cor nos objetos como almofadas, poltronas e tapetes, por exemplo.

Escadas

Na hora de procurar um canto novo para ser aproveitado, as escadas podem ser boas aliadas. As áreas livres embaixo delas podem se tornar móveis e até ambientes úteis. “Dependendo do espaço sob a escada, é possível colocar armários, porta-copos e estantes. Se a área for maior, um home office, uma adega ou um espaço para leitura são excelentes alternativas para criar um ambiente moderno e aconchegante”, afirma a profissional.

Aproveite cada canto

Aquele canto na parede que, aparentemente, não tem utilidade nenhuma, pode servir para fixar um pendurador de chaves, casacos, bolsas ou outros objetos. Prateleiras e nichos nesses cantos também são muito úteis para a organização de livros, enfeites e objetos diversos. Não há espaço na casa que não possa ser bem aproveitado. Com criatividade, é possível transformar um canto até então inutilizado em um lugar bem organizado.

Fonte: Folha Vitória – R7

Linha 4 do metrô funcionará nos fins de semana
Crianças conscientes para um futuro melhor