Você sabe o que significa “Walkability”?

Você já ouviu falar em walkability? Esse é um conceito recente, de mobilidade urbana sustentável, que, em tradução literal, significaria “habilidade de andar/caminhar”, ou “caminhabilidade”. Achou estranho?! Continue lendo o post e fique por dentro dessa novidade!

Esse conceito avalia o nível de facilidade das pessoas se locomoverem pelas cidades. Se o caminho do deslocamento for agradável, a nossa percepção da distância percorrida é menor, já quando o caminho é difícil, desagradável, mesmo que andemos uma distância menor, a sensação é de termos andado mais, e acabamos ficando mais cansados.

O objetivo principal disso tudo é transformar as ruas em locais mais acessíveis e propensos a caminhadas. Para isso, estimulam-se algumas atitudes, principalmente por parte das autoridades governamentais, como, por exemplo:

  • Viabilização de boas calçadas;
  • Desestímulo à utilização de carros e motos;
  • Confirmação de boa distribuição do transporte público;
  • Facilitação ao acesso de qualquer pessoa, inclusive com deficiências físicas;
  • Implantação de áreas confortáveis para descanso;
  • Arborização e revitalização da região;
  • Verificação de acesso a centros comerciais e áreas de lazer próximas.

Dentre as vantagens desse conceito, a principal é a melhora na saúde daquela população, já que, com mais pessoas caminhando e menos tráfego de veículos, reduz-se a emissão de gases poluentes na atmosfera, além de, naturalmente, melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto pela atividade física, quanto pelo lazer que está aliado a essa prática.

A walkability já é uma tendência mundial e faz parte de um novo e melhorado parâmetro de planejamento urbano. Várias cidades europeias, por exemplo, já utilizam esse conceito. E a propensão é que ele cresça e fique cada vez mais ao redor do mundo.

O que se espera é que mais governos optem por alinhar essa ideia ao planejamento urbano dos locais que administram, prezando pela melhora na qualidade de vida dos seus cidadãos. A mobilidade urbana sustentável é algo que faz bem para todos os envolvidos, trazendo benefícios para diferentes aspectos da sociedade.

Tomara que não demore para que mais autoridades percebam a importância disso e melhorem nossas ruas e calçadas para os pedestres e ciclistas, incentivando práticas sustentáveis de forma consciente e saudável. E você, o que pensa sobre o assunto? Gostou de conhecer mais sobre a walkability?

Como escolher a adega climatizada perfeita para sua casa
Mercado já começa a reagir