As novas normas de trânsito das Olimpíadas

Com as Olimpíadas, o Rio de Janeiro está passando por algumas alterações no que diz respeito ao trânsito da cidade. No post de hoje viemos falar sobre as faixas especiais (Faixas Olímpicas) que foram implantadas no Rio. Fique atento a elas para evitar a multa (salgada) de R$1.500,00. Confira abaixo!

O objetivo das Faixas Olímpicas é facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e os locais das competições. As vias já estão sinalizadas com linhas tracejadas ou contínuas e a marca “Rio 2016” e o sistema entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 25. A validade das faixas especiais vai até o dia 22/08, um dia depois do término dos Jogos.

Como citado, os veículos que transitarem irregularmente, sem a devida autorização, por essas faixas, estão sujeitos à multa de R$1.500,00. A fiscalização está sendo feita através de equipamentos eletrônicos e também por agentes da Guarda Municipal.

Confira as diferenças entre as três Faixas Olímpicas:

– Faixas prioritárias: sinalizadas com faixa contínua ou tracejada na cor azul, são para uso de veículos da Família Olímpica e transporte público (ônibus e táxis). Ao todo, abrangem 60 quilômetros de extensão;

– Faixas dedicadas: para uso exclusivo de veículos credenciados, possuem a cor verde e se estendem por 164 quilômetros de vias;

– Faixas compartilhadas: permitido o tráfego de qualquer veículo, mas os motoristas devem dar preferência ao fluxo dos veículos credenciados aos Jogos. Não possuem uma cor específica, sendo sinalizadas apenas com a marca “Rio 2016”.

Além das faixas especiais, observe outras mudanças importantes:

– O acesso a Ilha do Fundão ficará restrito aos moradores, trabalhadores e estudantes da Cidade Universitária, já que a mesma será utilizada pela Família Olímpica como rota de chegada e saída do aeroporto;

– A Ponte do Saber está interditada, desde o dia 18/07, nos dias úteis, das 6h às 15h. O Acesso 3 a partir da Linha Amarela e Linha Vermelha ficará bloqueado ao trânsito de passagem, das 15h às 21h;

– A Faixa Reversível da Linha Amarela está cancelada de 25/07 a 22/08. Durante esse período, os acessos 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Avenida Dom Helder Câmara) ficarão fechados no sentido Centro da via expressa, das 6h às 10h, de segunda a sexta-feira.

Agora, é só ficar atento a todas essas alterações, evitando multas e outras surpresas desagradáveis durante o percurso. Portanto, caso resolva sair de carro, planeje bem seu trajeto antes!

Você conhece a Lei 7.326?
Garagem do condomínio: como resolver os conflitos