Você conhece a semana do meio-ambiente?

Em 1972, em Estocolmo, durante a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente. O principal objetivo da data era e continua sendo conscientizar a população sobre os problemas ambientais e alertar da importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

Foi a partir da Conferência de Estocolmo que uma mudança no modo de observar e resolver questões ambientais se iniciou. Sabendo que cada um tem sua importante função na defesa dos recursos naturais da Terra, somos convidados a fazer a nossa parte, diariamente, em prol de um mundo melhor e mais sustentável.

Também vale ressaltar que existe um dia específico para nos lembrar da importância da natureza e do quão nossas atitudes interferem no equilíbrio da humanidade, mas essas atitudes têm que ser constantes, e não resumidas a pensar sobre isso e fazer algo apenas num dia específico, pra nunca mais.

A contribuição de todos, direta ou indiretamente, é essencial para o mundo voltar a se equilibrar e a natureza poder prosperar. Deve-se buscar uma harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza, com atitudes concretas e com o envolvimento de todos os setores da sociedade.

Como cada um tem seu papel nessa missão, faz-se necessário exigirmos, enquanto comunidade, o cumprimento das leis ambientais pelos órgãos governamentais responsáveis. Também podemos, junto às ONGs socioambientalistas, sugerir soluções, ter iniciativas, mobilizar amigos e conhecidos, realizar campanhas… Opções não faltam!

Pensando em tudo isso, a Prohome faz sua parte, preocupada com o equilíbrio ambiental. Confira algumas atitudes da empresa, que são exemplos concretos do seu posicionamento sobre o assunto:

  • Disponibilizar balancetes e atas on-line (evitando a impressão em papel), o que gerou uma economia de 300 mil folhas em 2015 (mesmo que o balancete-livreto trouxesse ganhos de rendimento para a empresa, a Prohome foi pioneira nesta atitude, de prescindir de um retorno financeiro direto em benefício do meio ambiente);
  • Utilizar material reciclado em todos os comunicados, impressões, envelopes e pastas de contabilidade;
  • Optar por lâmpadas e computadores de baixo consumo de energia, gerando menor consumo de energia (além de economia para a empresa);
  • Reaproveitar para blocos de rascunho as folhas que foram impressas e que seriam descartadas por algum motivo.

A Prohome quis ajudar outras pessoas a também fazerem sua parte, mobilizando-se em prol de um planeta melhor e, por isso, lançou a Cartilha da Reciclagem, uma das cartilhas mais acessadas no Google. Para conferir, é só clicar no link a seguir: http://goo.gl/4Qxb7L.

Além disso, também disponibiliza dois cursos online, gratuitos e responsivos (que você pode acessar do seu computador, tablet ou smartphone), ensinando como você pode implantar a reciclagem e economizar água. Os cursos estão disponíveis em:

Já passou da hora de começarmos a construir um planeta melhor, mais sustentável, para as gerações futuras, concorda?! Mão na massa!

Nas paredes, toques de personalidade
Bicicletas em condomínios: um longo percurso