Verdade ou Mentira: sustentabilidade em condomínios custa caro?

Há alguns anos, essa frase até poderia ser verdadeira, pois a sustentabilidade em construções ainda dava os primeiros passos. A demanda era relativamente pequena, e os materiais utilizados eram muito caros. Hoje este cenário mudou, pois a demanda por edifícios sustentáveis aumentou bastante, e novos materiais e fornecedores surgiram no mercado, o que fez com que os preços diminuíssem significativamente. E mesmo nos casos em que os produtos são um pouco mais caros, os benefícios que estes trazem compensam o investimento.

Preparados para entender melhor por que condomínios sustentáveis não são caros? Listamos abaixo algumas frases que costumamos ouvir bastante e o porquê de não serem corretas. Confira!

1) Ter um condomínio sustentável é caro! Verdade ou Mentira?

Mentira! Um edifício sustentável gasta de forma mais eficiente os recursos naturais, diminuindo o consumo e, consequentemente, o que você paga mensalmente de água, luz e etc. Bom para o meio ambiente e ótimo para seu bolso.

2) Não vale a pena investir em sustentabilidade nos condomínios antigos! Verdade ou Mentira?

Mentira! Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os condomínios novos que podem investir em sustentabilidade. Os antigos não só podem como devem, pois a economia obtida é bastante significativa! Instalar um sistema de aquecimento solar pode reduzir a conta de gás em até 50%! Sistemas de reaproveitamento da água da chuva também são bastante eficazes para a economia. Estes tipos de soluções podem ser adotadas em praticamente qualquer edifício, sempre com o aval de um responsável técnico.

3) Pequenas atitudes no dia a dia não fazem diferença para deixar o condomínio mais sustentável. Verdade ou Mentira?

Mentira! Pequenas ações como consertar vazamentos, fechar a torneira ao escovar os dentes, fechar o chuveiro ao se ensaboar, apagar as luzes, desligar o stand by dos aparelhos eletrônicos e a reciclagem de materiais fazem grande diferença quando falamos em sustentabilidade. Se cada um fizer a sua parte, todos ganham! Você ganha, pois perceberá a economiza dentro de casa, e o condomínio também, pois o dinheiro economizado poderá ser investido em outras melhorias no prédio.

4) A sustentabilidade nos condomínios é uma moda passageira! Verdade ou Mentira?

Mentira! Nosso planeta vem sofrendo as consequências de anos de mau uso dos recursos naturais, excesso de poluição, etc. O aumento da temperatura da Terra e o consequente aumento do nível dos oceanos é uma realidade e cabe a todos nós, governo e população, tentarmos reverter essa situação. Por isso, ter uma vida mais verde com hábitos sustentáveis é uma realidade que veio para ficar. Começar por sua casa ou condomínio é um ótimo caminho!

Que tal reunir seus vizinhos e falar sobre estas mentiras? Compartilhe estas informações e tenha uma vida mais sustentável. O meio ambiente e seu bolso agradecem!

 

Fonte: Condomínios Verdes

Saiba como descartar remédios e outros materiais de forma correta
Nas paredes, toques de personalidade